Pesquisar No Site
Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras

Programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completa três anos e Prefeitura reforça uso das bituqueiras
O programa “Caraguatatuba sem Bitucas” completou três anos de uma trajetória de conscientização ambiental na cidade. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem reforçado o uso dos equipamentos.

#PraTodosVerem: Bituqueira instalada em Caraguatatuba com várias vitucas de cigarro acumuladas (Foto: Divulgação/PMC)
O projeto foi lançado em junho de 2021, em parceria com as empresas Poiato Recicla e Flow Sustentável, e teve grande apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O objetivo do programa é incentivar o descarte correto das bitucas de cigarro.
Hoje, a iniciativa conta com 16 pontos de coleta espalhados pela cidade, incluindo Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) e cinzeiros de praia feitos de bambu.
A Prefeitura destaca a importância do uso das bituqueiras, pois o descarte irregular de apenas duas bitucas nas águas equivale a um litro de esgoto, prejudicando todo um ecossistema.
Mas o programa vai além da luta contra a poluição. As bitucas recolhidas também podem ser reaproveitas e transformadas em papel artesanal. Os materiais passam por um processo de descontaminação e transformação em massa celulósica.
Essa matéria-prima é utilizada em oficinas para a criação de enfeites, cadernos, folhas e outros objetos, promovendo o reaproveitamento e a criatividade.
“O programa ‘Caraguatatuba sem Bitucas’ é um exemplo de como ações simples podem gerar impactos positivos para o meio ambiente. A participação da população tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa, e continuaremos trabalhando para conscientizar ainda mais sobre a importância do descarte correto das bitucas de cigarro”, afirma a Secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian.
Com a instalação dos pontos de coleta em locais estratégicos, como o Paço Municipal, praias, unidades de saúde, escolas e outros pontos de grande circulação, o programa tem alcançado a população. A iniciativa também se destaca por sua abrangência, incluindo ações educativas, oficinas de reaproveitamento e a conscientização sobre os impactos da poluição por bitucas.
Veja Também Recentes

Reunião técnica aborda automatização de fluxos e viabilidade do Programa Facilita SP
A reunião fez parte do cronograma de implantação do fluxo automatizado de viabilidade empresarial, o VRE Municipal. Esse trabalho integra uma série de reuniões e esforços de diversas secretarias do governo municipal na modernização do ambiente de negócios e maior transparência e agilidade no processo de abertura de empresas. O

Presidente do Fundo Social participa do almoço de Páscoa com crianças e adolescentes da Casa Beija-Flor
A Casa Beija-Flor preparou um almoço de celebração da Páscoa para 253 crianças e adolescentes assistidas pela entidade, educadores e convidados, no centro de convivência do Barranco Alto, em Caraguatatuba, na quarta-feira (16). A instituição desenvolve projetos sociais para pessoas entre 6 a 17 anos e 11 meses, em situação

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um