Pesquisar No Site
Prefeitura e Conselho Municipal iniciam ciclo de palestras na programação do Junho Violeta
Prefeitura e Conselho Municipal iniciam ciclo de palestras na programação do Junho Violeta
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDDI), iniciou nesta quarta-feira (5/6), pela manhã, um ciclo de palestras referentes ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho.
O evento contou com a participação do Secretário da Sepedi, Amauri Toledo, do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Luís Otávio Paes, entre vários idosos e frequentadores do Ciapi.
Ao abrir o evento, Amauri Toledo falou sobre a importância do Junho Violeta e agradeceu a presença de todos. “É bom estar aqui para falar da violência pois ela ocorre a todo momento, escondida. Ninguém vê, mas sempre tem alguém que ouve e pode denunciar. Temos que valorizar a vida e não podemos admitir que a violência aconteça. A velhice é um momento de paz, de sabedoria. A Sepedi é uma Secretaria que luta pelos idosos”, declarou.
Amauri destacou ainda que o Junho Violeta é só uma referência na luta contra a violência. “O cuidado com nossos idosos deve ser durante todo o ano. O idoso vítima de violência é um ser humano que está em sofrimento físico, psicológico, financeiro. Hoje há muitos meios de denunciarmos essas condições anonimamente”, completa.
A palestra foi proferida pela Dra. Vanessa Augusta Pires de Macedo, Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da 65ª Subseção da OAB – Caraguatatuba. Ela falou sobre o Estatuto do Idoso e as formas de violência contra o idoso.
O evento também contou com uma breve fala da diretora técnica da Sepedi, Alcione Ribeiro, que fez uma apresentação da rede de equipamentos públicos que fazem o atendimento e garantem os direitos dos idosos no município. Discorreu também sobre o fluxo de atendimento aos idosos em situação de violência e violação de direitos.
Mais palestras:
As demais palestras serão a partir do dia 10, nos CRAS Barranco Alto, Sul, Centro, Olaria, Jetuba e Massaguaçu, e abordarão o mesmo conteúdo.
O fechamento do Junho Violeta contará com o show, com a Banda Golden Boys, gratuito e aberto ao público, na Praça da Cultura, no centro da cidade.
O objetivo é disseminar discussões a respeito dos casos e índices de violência e desrespeito para com a população idosa, estimulando a mobilização da comunidade para o resgate de uma relação saudável e motivadora para com esse grupo etário.
Junho Violeta
A data 15 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 como alerta para a existência de todos os tipos de violência, maus-tratos e violações dos direitos dos idosos.
Com a instituição da data, o mês passou a ser chamado de Junho Violeta, quando são disseminadas ações para a valorização das pessoas idosas, combate à discriminação e a violência contra essas pessoas que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade.
Confira a programação do ciclo de palestras com a OAB:
10/06 (segunda-feira): Às 10h, CRAS Barranco Alto, rua Sebastião Paulino Ferreira, nº 81, Barranco Alto
10/06 (segunda-feira): Às 15h, CRAS Sul, avenida José Herculano, 6.900, Porto Novo
11/06 (terça-feira): Às 10h, CRAS Centro, rua Antônio Valente, nº 80, Jardim Jaqueira
11/06 (terça-feira): Às 15h, CRAS Olaria, avenida Marginal Ipiranga, nº 17, Olaria
12/06 (quarta-feira): Às 9h, CRAS Jetuba, rua Gabriel Fagundes da Rosa, nº 315, Jetuba
12/06 (quarta-feira): Às 10h, Rua Itália Baffi Magni, 512, Massaguaçu
28/06 (sexta-feira): Às 19h, encerramento com Show da Banda Golden Boys, na Praça da Cultura, centro
Serviço:
Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) – rua Jorge Burihan, nº 10, Jardim Jaqueira
Veja Também Recentes
“Lisbela e o Prisioneiro” ganha adaptação para o teatro e se apresenta no Mario Covas
No próximo dia 22 de novembro, às 20h30, o Teatro Mario Covas recebe o espetáculo, “Lisbela e o Prisioneiro – Teatrando por Aí – O Musical”, da Trupe Garagem & Cia de Teatro, da cidade de Tatuí (SP). O espetáculo apresenta o encontro entre Lisbela e Leléu numa cidade do
Defesa Civil do Estado alerta para chuvas intensas e fortes rajadas de vento no litoral Norte
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um aviso de passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, entre quinta e sexta-feira (7 e 8), que criará condições para pancadas de chuva forte no Litoral Norte, com possibilidade de intensas rajadas de vento. Há previsão para
Caraguatatuba recebe Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste final de semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza mais uma edição da Copa Caiçara de Jiu Jítsu neste domingo (10). O evento terá início às 8h30 no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). Serão mais de 60 equipes, incluindo de outras cidades como Rio de Janeiro,
Eduardo Stadium conquista o título do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata em Caraguatatuba
O time Eduardo Stadium saiu vitorioso com um expressivo placar de 5 a 1 na final do Campeonato Municipal de Futsal Série Prata, realizado na última sexta-feira (1/11), na Quadra Morro do Algodão, contra o time Broca FC. Os gols dos campeões foram marcados por Renan Felipe (2), João Pedro,
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares. O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a