Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Prefeitura de Caraguatatuba promove ações no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
“Criança não trabalha” e o “O trabalho infantil que ninguém vê” foram as frases que nortearam as ações de comemoração do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, nesta quarta-feira (12), realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social.
A Praça dos Navegantes, próximo ao Terminal Rodoviário, recebeu uma extensa programação artística, cultural e, sobretudo, de conscientização sobre a importância das crianças brincarem e terem amplo acesso ao ensino escolar. As ações foram realizadas das 9h às 15h.
A iniciativa foi promovida pelo CRAS Centro em parceria com a Casa Beija Flor com o SCFV e recebeu alunos de várias escolas da região central. Todos tiveram um dia para refletir mais profundamente sobre a necessidade de proteger os direitos das crianças e adolescentes.
Além das crianças e adolescentes do SCFV também participaram da ação alunos, os membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Caraguatatuba (CMDCA), Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e demais interessados.
A Secretária de Assistência Social, Mariana Cestari, e Secretária Adjunta, Carmen Landim, destacaram a importância de garantir uma infância segura e preservada para todas as crianças.
“Estamos promovendo uma ação voltada para as necessidades das crianças: brincar, se divertir e aprender. O trabalho infantil acaba com a experiência de ser criança e é nosso dever resguardá-los. Continuamos na lutar para que as crianças possam crescer e ter seus direitos preservados”, afirmou.
O evento também teve como objetivo dar visibilidade ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com diversas atividades lúdicas e informativas. Gabriela Garcia de Castro, técnica e articuladora do AEPETI (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), reforçou a importância da campanha. “Crianças precisam brincar e estudar, essa é a proposta da campanha de hoje, trazer uma reflexão sobre as consequências e os impactos do trabalho infantil e em contrapartida, proporcionar momentos de lazer e diversão”, explicou.
A programação contou com apresentações musicais, performances de dança e rap, exposição de pinturas e mangás, oficinas de cataventos e jardim criativo, além de brincadeiras como peteca, bambolê, jogos de futebol e uma trilha educativa sobre o trabalho infantil. As crianças se divertiram e degustaram pipocas.
Durante o evento, foram distribuídos folders e botões com informações sobre o PETI, e uma equipe esteve disponível para esclarecer dúvidas da comunidade. No período da tarde, foi realizada a inscrição para o Programa do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Inscrições abertas para o I Seminário sobre Erradicação do Trabalho Infantil
Ainda sobre o combate ao trabalho infantil, a Secretaria de Assistência Social irá promover o 1º Seminário Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no dia 26 de junho, das 8h às 12h, no Auditório Maristela de Oliveira, na FUNDACC.
O seminário oferecerá palestras, debates e atividades com diversos especialistas na área. As inscrições são gratuitas, abertas ao público, e podem ser realizadas através do link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-do-peti/2498247.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelos e-mails: protecao.especial@caraguatatuba.sp.gov.br e gabriela.castro@caraguatatuba.sp.gov.br.
Veja Também Recentes
MACC promove oficina gratuita de desenho da figura humana com Anna Verena
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) promove a Oficina de Desenho da Figura Humana, ministrado pela artista e professora Anna Verena nos dias 3 e 6 de dezembro. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada pelo formulário disponível aqui https://forms.gle/jL75cmP1NRHcUBRU7 . A oficina é gratuita e será realizada na Sala Pedagógica
Prefeitura de Caraguatatuba cobra devolução de mais de R$ 10 milhões da João Marchesi por pagamentos irregulares
A Prefeitura de Caraguatatuba impetrou na última semana com uma Ação Civil Pública de ressarcimento ao erário contra a Organização Social (OS) João Marchesi exigindo a devolução de mais de R$ 10,6 milhões aos cofres públicos. A ação judicial, que também inclui o quadro diretivo da Organização Social e empresas
Prefeitura de Caraguatatuba promove mutirão de vistoria para Habite-se na próxima semana
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, irá promover um mutirão de vistoria para agilizar o processo de emissão do Habite-se na próxima semana, devido à alta demanda de solicitações. Durante o mutirão, as equipes da Secretaria de Urbanismo, incluindo o secretário Wilber Cardozo e os técnicos
RFC é campeão do Futebol Máster 40 anos de Caraguatatuba
No último sábado (14), o RFC disputou contra o A.E Grêmio/Cirrose a final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos, vencendo a disputa por 2 a 0, levando o troféu para casa. O jogo se iniciou às 15h e o RFC mostrou que não veio para brincar, e com um
Prefeitura alerta para cuidados redobrados com a pele no verão
Faltam poucos dias para chegada do verão e junto com ele, o aumento da temperatura. Por isso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância dos cuidados com a pele para prevenir o câncer de pele. Essa é uma medida essencial para proteger a população