Pesquisar No Site
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
Parque Natural Juqueriquerê recebe exposições acadêmica e artística
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, recebeu duas novas exposições abertas ao público em sua instalação.
Uma delas trata-se da pesquisa que utiliza macroinvertebrados como bioindicadores da qualidade da água do Rio Juqueriquerê. Um projeto desenvolvido pelo graduado em Ciências Biológicas, Rickson Drobinich do Nascimento, e exposto em parceria com o Centro Universitário Módulo.
Em um olhar técnico para a saúde do Rio Juqueriquerê, a ferramenta principal não é a análise química, mas sim o estudo de criaturas aquáticas: os macroinvertebrados.
Essa classe inclui larvas de insetos, crustáceos e outros invertebrados extremamente sensíveis às mudanças no ambiente. Sua presença ou ausência, além da abundância de cada espécie, indica a saúde do ecossistema aquático.
A pesquisa, que já está em fase de apresentação dos resultados, analisou três diferentes pontos ao longo do Rio Juqueriquerê. Os pesquisadores encontraram mais de 2.900 indivíduos pertencentes a 21 famílias, incluindo algumas espécies pouco estudadas.
Exposição de cerâmica
Em outra sala, os visitantes poderão apreciar uma exposição que celebra a biodiversidade em um olhar singular da ceramista Claudia Canova.
Chamada “Entre as cores: da serra ao mar”, a mostra é uma parceria com a Fundacc, que traz à tona a importância dos pequenos seres vivos, muitas vezes ignorados, e a sua relação fundamental com o equilíbrio ecológico.
Com um olhar sensível e técnicas tradicionais, Canova transforma os insetos, como borboletas e besouros, em protagonistas de suas obras. Através de esculturas em cerâmica, a artista mostra a beleza e a fragilidade da vida em seus mínimos detalhes.
A técnica do Engobe, um método ancestral de coloração do barro, utilizado pelos povos originários e aprimorado pela artista desde 2013 em parceria com o Grupo Ubuntu Caraguá Ceramistas, confere um caráter único a cada peça. A queima em Raku, outra técnica tradicional, realça a beleza natural dos materiais e a singularidade da obra.
Ambas as exposições são gratuitas e abertas ao público em geral no Parque Juqueriquerê, que fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo. O local funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Troca de experiências entre Caraguatatuba e Ubatuba fomenta desenvolvimento urbano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do secretário de Urbanismo de Ubatuba, Luiz Otávio Pinho Vianna, e sua equipe, para uma troca de experiências entre as duas cidades. O encontro teve como objetivo discutir desafios e soluções urbanas semelhantes enfrentadas
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
SPU faz Audiência Pública virtual para divulgar trabalho de demarcação de áreas da União
A Superintendência do Patrimônio da União em São Paulo (SPU) realizará, no dia 21 de novembro (quinta-feira|), das 14 às 16 horas, uma Audiência Pública de Demarcação de Áreas da União (APDAU). A reunião, na modalidade virtual, visa divulgar, esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação e identificação das áreas