Pesquisar No Site

Parque Juqueriquerê recebe quase 12 mil visitantes desde a sua inauguração

Parque Juqueriquerê recebe quase 3 mil visitantes no primeiro semestre de 2024
Parque Juqueriquerê recebe quase 12 mil visitantes desde a sua inauguração

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, divulgou o balanço de visitas ao Parque Natural Municipal Juqueriquerê desde sua inauguração em 20 de abril de 2023, revelando que 11.790 pessoas já foram conhecer o local.

#PraTodosVerem: Esquilo em árvore do Parque Juqueriquerê (Jhenifer Lombardi /PMC)

Somente este ano, durante o primeiro semestre, um total de 2.799 visitantes foi ao parque, tanto para conhecer as atrações, como para fins acadêmicos e de confraternização.

Segundo o relatório de visitação pública do Parque Juqueriquerê, os dados foram coletados por meio de uma lista preenchida pelos visitantes, contendo informações como nomes completos, bairros, cidades e se estavam acompanhados por crianças.

O aumento gradual de visitas é considerado um sucesso para a cidade, ressaltando a importância do parque como uma unidade de conservação que visa preservar a fauna e a flora local, mas também estabelecer conexões com os moradores e visitantes em geral, incluindo estudantes, pesquisadores, artistas e entre outros segmentos.

Durante a temporada de verão e férias escolares, especialmente no mês de janeiro, o parque recebeu um total de 843 pessoas. Esse número variou entre 300 e 478 visitantes nos meses seguintes, mostrando uma constante curiosidade e procura pelo local.

Moradores de diversos bairros de Caraguatatuba têm prestigiado o parque, além da presença de visitantes de outras cidades, com destaque para São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Jacareí e muitos outros municípios, tanto do Estado de São Paulo quanto de outros Estados.

O Parque Juqueriquerê oferece diversas atrações, incluindo um observatório de aves, onde os visitantes podem avistar espécies locais, como a Saíra-sete-cores, símbolo da cidade. Seis comedouros estrategicamente distribuídos, onde os visitantes têm a oportunidade de observar diferentes espécies típicas da Mata Atlântica.

Além disso, o parque conta com trilhas interligadas que totalizam quase 1 km de extensão, permitindo que os visitantes explorem a diversidade da flora e da fauna local, desde a Trilha do Esquilo até a Trilha do Teiú e da Capivara.

Para garantir uma visita segura e educativa, todas as atividades no Parque Juqueriquerê são guiadas por profissionais especializados em meio ambiente e conservação, sendo a entrada e as atividades gratuitas. Além das belezas naturais, o parque abriga exposições temáticas e oferece a oportunidade de adquirir lembranças personalizadas, como copos, para os visitantes.

Serviço:

O Parque fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, bairro Porto Novo, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil

Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2025
Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua

Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 25/03/2025
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é  “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 28/03/2025
“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba

Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/03/2025
Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross
Caraguatatuba é destaque na 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross

A 1ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross (BMX) ocorreu na cidade de Paulínia, no dia 16 de março, e os atletas de Caraguatatuba obtiveram destaque na competição. O atleta Caio Garcia foi o campeão da categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos brilhou com o vice-campeonato na categoria ‘boys 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/03/2025