Pesquisar No Site
Litoral Norte em memórias: Caraguatatuba recebe exposição de fotografias que datam de 1900 a 1980

Litoral Norte em memórias: Caraguatatuba recebe exposição de fotografias que datam de 1900 a 1980
Organizada pela fotógrafa Maristela Colucci e com textos da jornalista Camila Prado, a exposição estará em cartaz no MACC e reúne 69 imagens que revisitam cultura e história da região
Depois de passar pelo MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, um dos principais espaços de cultura do país, e pelo Teatro Municipal de Ubatuba, a exposição Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela Ilha (Ilhabela – 1900-1980) chega a Caraguatatuba, dando mais uma oportunidade a moradores e turistas de revisitar a história da região. A mostra acontece entre 20 de junho e 20 de julho no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC). A abertura será dia 20 de junho às 19h. Às 19h30 terá visita guiada às com as autoras.

#PraTodosVerem: Fotografia antiga da cidade de Caraguatatuba
A visitação é de 21 de junho a 20 de julho, de terça a sábado, das 10h às 18h. Agendamento para escolas pode ser feito por meio deste link https://forms.gle/nTWajBEiWTd9fZKu5.
“Após meses de circulação, o projeto está novamente mais próximo de Ilhabela. Essa passagem por Caraguá será uma oportunidade de instigar na população local o retorno aos seus próprios acervos familiares. A ressignificação de memórias ancestrais confere a acervos particulares, muitas vezes esquecidos, a devida importância no campo histórico e da preservação”, explica a fotógrafa Maristela Colucci, pesquisadora e organizadora da exposição.
O material iconográfico abrange registros entre 1900 e 1980, período que coincide com a evolução da fotografia e com a consolidação de uma cultura múltipla e complexa na região. São 69 imagens retratando momentos do passado que permeiam a cultura e a vida dos nativos, dos primeiros imigrantes e de veranistas da ilha, marcando especialmente a transição da Villa Bella para Ilhabela.O projeto é fruto de uma profunda pesquisa sobre essa pluralidade cultural. Durante o processo, Maristela deparou-se com ricos acervos particulares de famílias que foram entrevistadas e que cederam as imagens para a exposição. Elas foram organizadas em eixos temáticos: Travessia, Bem-vindos, Casamentos, Retratos, Economia, Engenhos, Cotidiano, Carnaval, Religião, Curiosidades, Educação, Congada, Arquitetura, Pesca e Natureza.
Ao longo da jornada foram encontradas diversas fotografias em papel – cujos negativos se perderam –, armazenadas em caixas, álbuns e, algumas poucas, emolduradas. No caso dos slides garimpados, a conservação não era ideal e as imagens apresentavam marcas de manuseio e fungos. A maior surpresa foi encontrar daguerreótipos feitos nas décadas de 1920 e 1930.

#PraTodosVerem: Fotografia antiga da cidade de Caraguatatuba
A jornalista Camila Prado é a responsável pelo mergulho na história caiçara: de posse das imagens selecionadas, realizou a pesquisa que resultou nos textos e legendas. A leitura principal conduz o espectador pela Ilhabela do século XX, desde seu nome em Tupi, nos tempos de ocupação indígena, até a transição de uma Ilhabela caiçara, no início do século XX, ainda com traços coloniais e base econômica na agricultura da cana, do café e na pesca, para uma comunidade mais urbana, com estradas de acesso, balsa, carros e veranistas. Já as legendas, informativas e leves ao mesmo tempo, transmitem histórias, tradições, lendas e crenças para um público de todas as idades, inclusive o escolar, a quem é oferecida uma proposta pedagógica.
Durante a passagem da exposição pelo MACC, todas as escolas de Caraguatatuba – tanto da rede pública como da particular (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) – vão receber o material do projeto, criando um paralelo educativo contextualizado para integrar o público escolar à mostra.
As escolas poderão agendar visitas, e os alunos serão recebidos na videoteca para acolhimento e breve introdução à expo. Logo em seguida, percorrerão as salas da mostra e a visita é encerrada com uma contação de histórias sobre as lendas de Ilhabela.
A circulação da exposição é viabilizada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O projeto ainda prevê, no futuro, a publicação de um livro.
Com o intuito de compartilhar o acervo para mais pessoas, as imagens estão disponíveis para pesquisa e acesso online no Instagram do projeto: @ilhabela_1900_1980_villa_bella.
Sobre a organizadora da exposição
Fotógrafa paulistana e moradora de Ilhabela há mais de 20 anos, Maristela Colucci apresentou seis exposições individuais no Brasil e uma em Lisboa, Portugal. Coletivamente, expôs em museus como MIS e MAM, no Memorial da América Latina, e também em Bogotá (Colômbia), em Bangkok (Tailândia), no Porto (Portugal), em Nova Iorque (Estados Unidos) e em Florença (Itália). Tem sete fotolivros autorais publicados. Suas fotos integram o acervo de fotografia do MAM – Museu de Arte Moderna (Verde Lente), FNAC e BnF – Bibliothèque nationale de France.
Serviço
Exposição Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela ilha (Ilhabela – 1900-1980)
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro – Caraguatatuba – SP
Abertura: 20 de junho – das 19 às 21h, com visita guiada às 19h30
Visitação: 21 de junho a 20 de julho – terça a sábado, das 10h às 18h
Agendamento para escolas: https://forms.gle/nTWajBEiWTd9fZKu5
Organizadora: Maristela Colucci
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: livre
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

“Projeto Laços” orienta e divulga serviços de suporte à mulher em Caraguatatuba
Em comemoração ao mês do Dia Internacional da Mulher, o governo municipal realizou o “Projeto Laços” na Praça Dr. Cândido Mota e envolveu diversos setores municipais e parceiros, com o objetivo de proporcionar orientação e divulgar os serviços de apoio à mulher. O evento marca o início de uma série

Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por