Pesquisar No Site
Força-tarefa da Sesep impõe ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba

Força-tarefa da Sesep impõe ritmo acelerado na limpeza dos bairros em Caraguatatuba
Após montar uma força-tarefa para melhorar os serviços de limpeza dos bairros, a Prefeitura de Caraguatatuba esta semana, conseguiu impor um ritmo acelerado visando levar serviços de capina, roçada, varrição, retirada de resíduos, entre outros, para todas as regiões da cidade.

#PraTodosVerem: Funcionários usam roçadeira e vassoura na limpeza da rua (Foto: Divulgação/PMC)
Em uma operação integrando a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a empresa terceirizada Renovar, responsável pela limpeza pública da cidade, a semana começou com equipes espalhadas em diversos bairros, entre eles o Perequê Mirim, na região Sul.
As avenidas José da Costa Pinheiro Junior e Josefa Gonçalves de Almeida, as ruas Cinco, Clemente Gomes Ferreira, Amparo, Santa Bárbara e Elvira Antonieta Esteffen são algumas ruas do bairro que receberam serviços de roçada, capina, varrição, retirada de resíduos e até pintura de guias.
No bairro Travessão, também na região Sul, os serviços foram iniciados pelas avenidas João Carlos Balio, José Geraldo Fernandes da Silva Filho e trecho da Ethel Cíntia de Medeiros, que também tiveram suas guias revitalizadas.

#PraTodosVerem: BobCat joga resíduos na caçamba de um caminhão (Foto: Divulgação/PMC)
Em todas essas ruas e avenidas, os pontos de descarte irregular receberam equipes que fizeram a retirada de entulhos, lixo, resíduos verdes, inservíveis, entre outros. A Estrada do Rio Claro, Nova Caraguá 1 e Barranco Alto também tiveram seus “pontos viciados” limpos.
Ainda na região Sul, bairro Pegorelli, uma máquina patrol da Sesep fez a limpeza e manutenção das margens da Estrada Porteira Preta.
Na região Centro/Sul, bairros como Porto Novo, Pontal de Santa Marina e Morro do Algodão, já estão recebendo as equipes, que estão concentradas principalmente na eliminação dos pontos de descarte irregular. Serviços de roçada e varrição também estão sendo feitos e todas as ruas.
A região Norte também recebeu as equipes empenhadas na força-tarefa. Ruas como Benedito Francisco de Paula, Sebastião Soares, Pescador Manoel M. Sodré, Antonio Alexandre e travessas perpendiculares, todas no bairro Massaguaçu, foram beneficiadas com serviços, incluindo a retirada dos resíduos.
Nos bairros Olaria e Casa Branca, na região Centro/Norte, os serviços são os mesmos e estão sendo realizados simultaneamente esta semana, assim como nas ruas do bairro Indaiá, região central.
Combate ao descarte irregular
A operação integrada para reforçar a limpeza urbana em todo o município foi iniciada na quarta-feira (19), quando o prefeito Aguilar Junior, visitou o pátio da empresa Renovar. Na ocasião, Aguilar Junior conversou com funcionários e participou de uma reunião com o diretor da Secretaria de Serviços Públicos, Wilson Gobetti, e com os responsáveis pela empresa para tratar do início da operação.
A Renovar, que conta atualmente com 180 funcionários, está contratando mais 20 pessoas para integrar a equipe. A empresa passou a contar ainda com mais três caminhões trucados, que são usados para retirada de resíduos, duas máquinas varredeiras (uma grande e uma pequena), duas BobBods (para capina), uma retroescavadeira e uma máquina PC.
As principais metas continuam sendo a limpeza das ruas em todas as regiões e o combate ao descarte irregular de resíduos. Atualmente, a Sesep recolhe cerca de 90 a 130 toneladas por semana de resíduos como lixo, inservíveis, resíduos verdes e entulhos, descartados nos chamados “pontos viciados”, que são os locais irregulares utilizados pela população.
Recentemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo, fez um mapeamento de 60 pontos viciados e vem estimulando a população a denunciar as pessoas que fazer descartes irregulares.
O descarte irregular é proibido pela Lei Municipal nº 1.144/80, dos artigos 156 ao 161 (Código de Posturas). De acordo com a Secretaria de Urbanismo, primeiramente, o autor é notificado pela fiscalização e multado em cerca de 460 VRMs (Valor de Referência do Município), o equivale a R$ 2.116,00. Somente neste ano foram mais de 300 autuações por descarte irregular de lixo.
Veja Também Recentes

Governo Municipal fomenta empreendimentos e serviços de turismo em Caraguatatuba
O Governo Municipal de Caraguatatuba lançou o Cadastro Permanente de Empreendimentos Turísticos e Serviços Adjacentes para fortalecer a economia local e expandir o setor turístico. A proposta é criar uma conexão direta entre a administração pública e os negócios do segmento. O programa oferece oportunidades para estabelecer parcerias estratégicas, aumentar

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Caraguatatuba é sede do 1º Fórum da Educação Étnico-Racial e Quilombola
Caraguatatuba recebeu professores, educadores e profissionais da cultura locais e dos municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, para o “1º Fórum Étnico-Racial e Quilombola – Um olhar para a equidade racial nas Escolas Públicas do Litoral Norte de São Paulo”, realizado pela Diretoria Regional de Ensino, na sexta-feira (14),

Governo de Caraguatatuba abre inscrições para Conselho Municipal de Saneamento Básico
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba abriu, na sexta-feira (28), as inscrições para novos membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico (CMSB). Os interessados podem concorrer às quatro vagas disponíveis, sendo duas para os indicados (titular e suplente) de associação ou entidade que exerçam atividades relacionadas

Guarda Civil Municipal recupera veículo furtado em Caraguatatuba
Durante patrulhamento na tarde de quinta-feira (6), a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localizou e recuperou um veículo furtado no bairro Martim de Sá. A abordagem ocorreu na Avenida do Canal, em frente ao número 10. Os agentes identificaram um Volkswagen Polo, placa TDI-0H74, e, ao consultar os dados do