Pesquisar No Site
Caraguá é exemplo de licenciamento ambiental e apresenta modelo para municípios vizinhos e técnicos
Caraguá é exemplo de licenciamento ambiental e apresenta modelo para municípios vizinhos e técnicos
Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma palestra sobre os procedimentos e regras para agilidade nas aprovações do novo processo de licenciamento ambiental, conforme deliberação normativa do CONSEMA 01/2024.
O município é pioneiro na região e servirá de modelo para outros municípios, além de técnicos que trabalham na área.
Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento ao longo desta manhã, entre eles, o prefeito Aguilar Junior, os secretários de Meio Ambiente (Leandro Caetano), de Mobilidade Urbana (Marcel Giorgeti), de Habitação (Camila Budal), de Turismo (Rodrigo Tavano) e de Saúde (Gustavo Boher), além do presidente da Câmara, Tato Aguilar.
Representantes das prefeituras de Ubatuba e São José dos Campos marcaram presença, junto de instituições de ensino como Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Centro Universitário Módulo. Além disso, representantes da Sabesp, Serramar Shopping, da Associação de Engenheiros e Arquitetos, Concessionária Tamoios, Petrobras, Conselho Municipal de Meio Ambiente e outras figuras de renome foram público do evento.
Caraguatatuba se destaca como uma das primeiras cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN) a receber autorização para realizar licenciamentos ambientais municipais de empreendimentos e atividades com impacto local de nível alto.
A autorização, concedida pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (CONSEMA) em fevereiro de 2024, permite que a cidade licencie projetos com maior impacto ampliando sua capacidade de gestão ambiental.
Com essa mudança, a Prefeitura assume a responsabilidade por analisar, liberar, renovar e fiscalizar os processos de licenciamento, o que garante maior agilidade e eficiência na análise de projetos.
Durante a abertura do evento, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Leandro Caetano, destacou os benefícios da nova estrutura. “A cidade terá ganhos na preservação e recuperação da cobertura florestal, por exemplo, com as compensações sendo direcionadas para áreas prioritárias para conservação dos nossos recursos naturais”.
A nova modalidade de licenciamento facilita a implantação de obras e atividades de utilidade pública e interesse social, reduzindo custos e garantindo maior acessibilidade para a população.
Já o prefeito Aguilar Junior elogiou o trabalho dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e agradeceu a participação do público. “É fundamental esse diálogo entre todas as esferas e o engajamento em entender o processo do Licenciamento Ambiental, que, apesar de ser burocrático, hoje conta com a capacidade técnica de Caraguatatuba para conduzir os processos com mais autonomia, agilidade e eficiência”.
Confira outras atividades:
Sexta-feira (07/06)
Das 10h às 14h: Observação de aves aquáticas no Parque Natural Municipal Juqueriquerê – evento aberto ao público
A confirmar – Plantio na CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano
A confirmar- Plantio na CEI do Poiares
Sábado (08/06)
8h: Palestra sobre ações ambientais para a sustentabilidade – UNITAU
Além destas atividades, as pessoas também podem contemplar as exposições permanentes que o Parque Juqueriquerê oferece:
- Exposição herbária
- Exposição fotográfica das aves do Litoral Norte
- Exposição de cerâmica – “Exposição Percurso”, do Grupo Ubuntu Caragua Ceramistas
Veja Também Recentes
Prefeitura entrega 150 títulos de regularização fundiária no Núcleo Vector e soma mais de 3 mil desde 2017
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta quinta-feira (26) a entrega dos títulos de regularização fundiária aos moradores do Núcleo Vector, no bairro Pegorelli. Ao todo, foram regularizadas 153 unidades no local e asseguradas 111 titulações, sendo 50 títulos específicos e 61 títulos sociais entregues. A cerimônia foi realizada na presença
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
Prefeitura de Caraguatatuba entrega novo CEI no Jetuba para 208 estudantes
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na sexta-feira (27) o novo Centro de Educação Infantil (CEI), que foi nomeado Edith Castro de Morais Fernandes, em homenagem a uma professora que prestou relevantes serviços à Educação no município. O CEI fica no bairro Jetuba, região Norte da cidade e tem capacidade para
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas
Caraguatatuba recebe visita do Ministério da Agricultura para fortalecimento dos produtores de cerveja artesanal
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (17), a visita do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para tratar do registro de estabelecimentos de produtores de cerveja artesanal da cidade. O encontro ocorreu na Secretaria de Turismo e contou com a presença do auditor fiscal federal agropecuário, Fernando Guido Penariol;