Pesquisar No Site
Tradicional Cavalgada marca encerramento da 33ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba

Tradicional Cavalgada marca encerramento da 33ª Festa do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba
Cerca de 70 cavaleiros e amazonas participaram da 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba no último domingo (26/5), entre os bairros do Centro e Indaiá.

#PraTodosVerem: Homem em mulher montados em cavalos, segurando bandeiras durante a 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)
O último dia de festejos também contou com a missa das Irmandades do Divino, Procissão do Resplendor, tradicional afogado (almoço), carreata, queima de fogos, missas, procissão e as apresentações de grupos de Congada São Benedito de Caraguá e Ubatuba, Cia Caraguatatuba de Moçambique e da Banda Fortaleza de Arceburgo (MG).
Portando bandeiras com os dons do Espírito Santo: Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus, cavaleiros e amazonas saíram da Praça da Cultura, no Centro, e seguiram em direção à Catedral do Divino Espírito Santo, no Indaiá. Ao chegar à Catedral, a comitiva recebeu as bênçãos do Padre Vladimir Ferreira Coelho e se juntou aos demais convivas para saborear o tradicional afogado. Em 2024, o prato contou com 300 quilos de carne desfiada, além do arroz, farinha e mandioca cozida.

#PraTodosVerem: Dois homens despejam uma panela de carne para cozinhar em uma panela gigante para fazer o tradicional afogado da 15ª Edição da Cavalgada do Divino Espírito Santo de Caraguatatuba, enquanto o Padre Vladimir Ferreira Coelho fala no microfone ao lado de uma menina e outro homem segura uma colher para mexer a panela (Foto: Divulgação/PMC)
“A cavalgada começou em 2010, com Padre Alessandro Henrique Coelho e mais alguns amigos cavaleiros que tiveram a ideia de resgatar essa tradição. Estive indiretamente na organização desde então e, a partir de 2012, assumi à frente”, recordou o organizador da Cavalgada do Divino, Rodrigo Simões. “Tivemos a oportunidade de representar a Cavalgada do Divino de Caraguatatuba no Mapa Cultural Paulista, em São José dos Campos. Chegamos a 15ª edição e estamos tentando manter essa tradição cultural numa cidade de praia. Em julho, faremos a nossa peregrinação em direção a Aparecida, a nossa romaria”, adiantou Simões.
Celebrada desde 1992, a Festa do Divino Espírito Santo iniciou no dia 26 de abril e teve como o ponto alto a celebração dos 25 anos de fundação da Diocese de Caraguatatuba, no dia 1º de maio.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18
O município de Caraguatatuba será sede, a partir desta sexta-feira (28), da 40ª edição dos Jogos Abertos da Juventude sub-18. O evento é promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, com apoio do governo municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. A competição

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Cursos gratuitos em parceria com Etec de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento têm início
Uma oportunidade de qualificação para ingressar no mercado de trabalho ou reciclagem para os empregados. Esse é o objetivo dos cursos gratuitos oferecidos pelo governo municipal em parceria com Escola Técnica Estadual e Programa de Qualificação profissional básica do Centro Paula Souza (Etec) para jovens e adultos, que iniciaram nesta

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda