Pesquisar No Site

Projeto Restinga de Caraguá: Prefeitura realiza estudos para restaurar vegetação nativa e preservar orla

Projeto Restinga de Caraguá: Prefeitura realiza estudos para restaurar vegetação nativa e preservar orla
Projeto Restinga de Caraguá: Prefeitura realiza estudos para restaurar vegetação nativa e preservar orla

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza estudos e tratativas para execução do Programa ‘Restinga de Caraguá’. Em breve um projeto piloto será lançado para restauração ecológica e recomposição da vegetação nativa das praias.

#PraTodosVerem: Foto aérea mostra vegetação arbustiva conhecida como marmeleiro em orla da praia de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Essa é a primeira fase, que irá atuar especialmente na limpeza, manejo e conservação da vegetação conhecida popularmente como “jundú”. A medida é justificada, pois alguns locais têm sofrido interferências de uma espécie chamada “marmeleiro” (Dalbergia ecastophyllum).

A espécie é de porte arbustivo, cuja característica de rápido crescimento e domínio quase completo do ambiente, gera sombreamento exagerado e está causando o desequilíbrio e o declínio da vegetação nativa das praias.

Outra justificativa para tal medida é que a dominação do ambiente por uma única espécie, inclusive inapropriada para o local em questão, favorece outros efeitos negativos, como a erosão, deformidade e desfiguração da paisagem natural, acúmulo de lixo, usos humanos indevidos, entre outros, causando além da perda da biodiversidade natural, também problemas sociais em questões de segurança e de saúde pública.

#PraTodosVerem: Vegetação arbustiva conhecida como marmeleiro em orla da praia de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o projeto piloto contemplará dois pontos específicos, sendo eles: um trecho da Praia das Palmeiras, numa parte bastante degradada, mas de grande relevância ecológica por estar na foz do Rio Lagoa e um trecho na Praia do Capricórnio, na divisa com a Praia do Massaguaçu.

O local próximo ao Rio Lagoa está marcado por algumas condições insatisfatórias, sendo que duas demandam maior atenção: a presença de um quiosque abandonado pelo permissionário e o rápido avanço de uma única espécie vegetal inapropriada e dominante.

Na questão do quiosque abandonado, que vem sendo utilizado por moradores em situação de rua e transeuntes em condições bastante degradantes, devido ao seu avançado estado de deterioração, por decisão judicial o quiosque será demolido, os escombros retirados e a área será incorporada ao projeto de restauração da vegetação original nativa da praia.

Já na praia do Capricórnio, a vegetação arbustiva inapropriada predominou na área, praticamente fechando o acesso e bloqueando a visão da praia.

Relatos de moradores e frequentadores do local apontam que os arbustos têm servido de esconderijo de usuários de drogas e pessoas com intenção à prática de crimes. Além disso, embaixo dos arbustos foram identificados vários pontos de descarte irregular de lixo, causando risco à saúde pública.

O secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, explicou que o projeto tem a intenção de recuperar as áreas com segurança e responsabilidade. “A primeira fase do programa Restinga de Caraguá ocorrerá com a execução do projeto de restauração da vegetação nativa das praias de Caraguatatuba, buscado chegar o mais próximo possível da sua condição original, com diversas ações de recuperação da saúde, integridade e sustentabilidade desses ambientes naturais”.

Ele também destacou o predomínio da espécie marmeleiro por longas extensões da orla. “Em análise e interpretação de imagens por sensoriamento remoto, foi possível verificar que houve intensificação na proliferação do marmeleiro a partir do ano de 2020. Nas condições atuais, é possível constatar em campo que essa única espécie já dominou totalmente diversos núcleos de vegetação nativa ao longo da orla de Caraguatatuba”, contou.

O programa Restinga de Caraguá, juntamente com seu projeto piloto, foi aprovado por unanimidade na reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) realizada no mês de maio e contou com a sinalização positiva da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Caraguatatuba.

Objetivo

O programa tem como objetivo principal restabelecer as condições originais das áreas com a execução de diversos projetos de restauração ecológica para recomposição da vegetação nativa e sua biodiversidade nos ecossistemas costeiros de Caraguatatuba.

A primeira etapa se dará por meio do projeto de recomposição da vegetação nativa e da biodiversidade nos ecossistemas de praias arenosas.

Todas as áreas serão delimitadas e previamente identificadas com placas, favorecendo a proteção dos núcleos de vegetação nativa.

Além disso, o programa Restinga de Caraguá prevê o monitoramento sistemático das condições nos projetos, o incentivo a estudos e pesquisas por meio de parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, o aprendizado e a melhoria constante dos projetos, bem como sua publicidade e replicação.

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 2,4 mil ações em maio
GCM de Caraguatatuba fecha balanço com mais de 2,4 mil ações em maio

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de abril 2.424 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 124 abordagens, 99 ações em apoio às secretarias municipais, 53 ocorrências, 45 ocorrências resolvidas no local, 543

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 05/06/2024
Edital de patrocínio cultural para Festival do Camarão segue até dia 1 de julho
Fundacc prorroga edital de patrocínio Festival do Camarão

As inscrições foram estendidas até o dia 5 de julho e as cotas vão de $500 reais a $100 mil com contrapartidas diferentes A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) prorrogou o edital para pessoas jurídicas ou físicas que tenham interesse em associar as suas marcas ao 25º Festival do Camarão. As

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 27/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba participa de evento de tecnologia Tech Trends em São Paulo
Prefeitura de Caraguatatuba participa de evento de tecnologia Tech Trends em São Paulo

Representantes da Secretaria de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Caraguatatuba marcaram presença no Tech Trends São Paulo “Tecnologias Portadoras de Futuros”, realizado na terça e na quarta-feira (25 e 26/6), no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, no  bairro do Carandiru, em São Paulo. Na terça-feira (25), o secretário

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Secretaria de Tecnologia da Informação Publicado em 28/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na manutenção urbana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para reforço na manutenção urbana

A Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta terça, quarta e na próxima segunda-feira (11, 12 e 17/6), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. As repartições

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 10/06/2024
Professores da rede municipal de ensino participam da segunda etapa do projeto Toninhas do Brasil
Professores da rede municipal de ensino participam da segunda etapa do projeto Toninhas do Brasil

Professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba participaram nesta terça-feira (25), da segunda etapa do Projeto Toninhas do Brasil, que firmou uma parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), para integração de professores nos princípios da cultura oceânica. A capacitação foi realizada no

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 14 - Vida na água ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/06/2024