Pesquisar No Site
No Maio Amarelo, Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Stella Maris

No Maio Amarelo, Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Stella Maris
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), esteve na tarde de quarta-feira (22) na Casa de Saúde Stella Maris levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito.

#PraTodosVerem: O agente de trânsito Luber Castigliola, fala aos funcionários do Hospital Stella Maris, dentro de um auditório (Foto: Divulgação/PMC)
A palestra fez parte das atividades do Maio Amarelo e foi proferida pelo agente de trânsito e sociólogo, Luber Castigliola da Silva, responsável pelo Setor de Educação de Trânsito da Semop. Cerca de 20 funcionários da unidade hospitalar acompanharam a explanação.
Direção defensiva, respeito à sinalização, uso de equipamentos como o cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, não usar o celular enquanto estiver ao volante, não dirigir enquanto estiver sob efeito de bebidas alcoólicas e manutenção regular do veículo foram algumas das abordagens do palestrante.
Ao expor alguns números estatísticos, Luber Castigliola destacou que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo e que no país, o trânsito está em 8º lugar entre as principais causas de morte.
Outros números exibidos pelo agente apontam que 98% dos acidentes de trânsito são causados por negligência ou erro humanos e o de que o uso de celular ao volante é uma das principais causas de acidentes de trânsito.
O agente de trânsito é também o responsável pelo Programa Trânsito Legal, voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para ele, “um trânsito cada vez mais seguro e com menos sinistros, depende não só das boas condições das vias, mas, principalmente, das atitudes de cada um”.
O que é o Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação e por isso, o principal objetivo do movimento é colocar em pauta para a sociedade, o tema trânsito e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades. A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
Veja Também Recentes

Palestra sobre saneamento em Caraguatatuba comemora Dia Mundial da Água
Nesta quinta-feira (27), Caraguatatuba recebe a palestra com o tema “Saneamento que transforma vidas”, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento será realizado das 19h30 às 21h no Centro Universitário Módulo – Auditório Bloco 1, localizado na Rua Maria D’Assumpção Carvalho, 1.000, Martim

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Caraguatatuba recebe etapa regional de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes nesta quarta-feira
Caraguatatuba será sede, nesta quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. A competição ocorre no Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, com diversas modalidades. Participam da seletiva as cidades do Conselho Regional das Apaes do Alto Tietê e Litoral Norte.

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal chega à Caraguatatuba em junho
Para fortalecer as práticas clínicas e trazer melhoria na qualidade dos serviços prestados à população, Caraguatatuba recebe o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal no dia 30 de junho, das 13h às 17h. O evento será realizado na sede da Secretaria de Educação e já tem confirmada a participação

Caraguatatuba realiza 1º dia de seletiva para Jogos Regionais da Melhor Idade
“O esporte é a minha vida. Eu não me vejo sem correr. É tudo pra mim”. Foi em clima de superação e motivação, que a atleta Elizabete Aparecida, de 66 anos, participou do primeiro dia de seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), nesta quarta-feira (9), no