Pesquisar No Site
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, reforça a importância da reforma psiquiátrica na construção de um modelo humanizado de atenção integral ao tratamento da saúde mental.
Com a reforma psiquiátrica, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um dos serviços oferecidos pelo SUS, que surgiu em 1987 em São Paulo.
Caraguatatuba possui dois CAPS, um deles voltado ao tratamento de álcool e outras drogas, o CAPS-AD, que realiza grupos terapêuticos com o objetivo de ressocializar os pacientes e o resgate da identidade perdida com o uso de substâncias psicoativas.
Segundo o enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, em média, 60 usuárias frequentam esses grupos semanalmente, com um espaço que promove rodas de conversa, horta, atividades manuais e grupos terapêuticos. “No total, 600 pacientes são atendidos todo mês no CAPS-AD, homens e mulheres, adolescentes, adultos e idosos”, completou.
Para a paciente Kátia Braz que já foi internada em um hospital psiquiátrico e atualmente faz acompanhamento apenas no CAPS-AD, vê nesta rede de apoio uma grande diferença em seu tratamento. “Aqui vai muito além de medicação, nenhuma internação me deu este respaldo e apoio que encontro no atendimento do CAPS-AD. Hoje consigo ver uma evolução em meu tratamento”, contou.
Já Sebastiana do Nascimento, de 66 anos, está há três anos em acompanhamento no CAPS-AD e longe do álcool. “Agora meu foco é parar de fumar. Se Deus quiser vou conseguir”, disse.
O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes.
O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.
O CAPS-AD é a porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substâncias químicas.
Equipamentos municipais:
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais estagiários aprovados no Processo Seletivo de 01/2024
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais duas aprovadas do curso de Arquitetura e Urbanismo do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 para comparecer até a próxima quarta-feira (6/11), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
Caraguá tem programação cultural infantil variada e gratuita neste sábado
Neste sábado (9), Caraguatatuba recebe diversas atividades culturais gratuitas para a criançada e suas famílias. De manhã, das 8h30 às 12h, tem o Picnic Literário que acontece no Horto Florestal, no Rio do Ouro, com os integrantes da Comissão de Literatura da Fundacc junto com a educadora Elisangela Ros durante
Escolas Municipais de Caraguatatuba do Barranco Alto e Praia das Palmeiras realizam Feira de Empreendedorismo
A EMEI/EMEF João Benedito Marcondes, bairro Barranco Alto, e a EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra, bairro Praia das Palmeiras promoveram nesta quinta-feira (7/11), suas respectivas Feiras de Empreendedorismo nas dependências das unidades escolares. O evento é o resultado do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma parceria entre a
Prefeitura de Caraguatatuba inicia transição de governo na próxima segunda
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima segunda-feira (4/11) o processo de transição de governo. Para isso, foi publicado em outubro o Decreto 2.044/24 que dispõe sobre a transição do governo municipal e sobre a nomeação dos membros da respectiva equipe. A transição de governo é o procedimento institucionalizado que