Pesquisar No Site
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Grupo de mulheres do CAPS-AD mostra importância da Luta Antimanicomial
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Caraguatatuba, reforça a importância da reforma psiquiátrica na construção de um modelo humanizado de atenção integral ao tratamento da saúde mental.
Com a reforma psiquiátrica, o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um dos serviços oferecidos pelo SUS, que surgiu em 1987 em São Paulo.
Caraguatatuba possui dois CAPS, um deles voltado ao tratamento de álcool e outras drogas, o CAPS-AD, que realiza grupos terapêuticos com o objetivo de ressocializar os pacientes e o resgate da identidade perdida com o uso de substâncias psicoativas.
Segundo o enfermeiro e coordenador do espaço, Robson Baldasso, em média, 60 usuárias frequentam esses grupos semanalmente, com um espaço que promove rodas de conversa, horta, atividades manuais e grupos terapêuticos. “No total, 600 pacientes são atendidos todo mês no CAPS-AD, homens e mulheres, adolescentes, adultos e idosos”, completou.
Para a paciente Kátia Braz que já foi internada em um hospital psiquiátrico e atualmente faz acompanhamento apenas no CAPS-AD, vê nesta rede de apoio uma grande diferença em seu tratamento. “Aqui vai muito além de medicação, nenhuma internação me deu este respaldo e apoio que encontro no atendimento do CAPS-AD. Hoje consigo ver uma evolução em meu tratamento”, contou.
Já Sebastiana do Nascimento, de 66 anos, está há três anos em acompanhamento no CAPS-AD e longe do álcool. “Agora meu foco é parar de fumar. Se Deus quiser vou conseguir”, disse.
O SUS garante o atendimento e acompanhamento para quem tem qualquer tipo de dependência química. A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada e tem papel fundamental na abordagem desses pacientes.
O CAPS-AD oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso de álcool e outras drogas e permite o planejamento terapêutico de cada paciente, com atividades que promovem integração do dependente químico na comunidade e no núcleo familiar.
O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, médico clínico geral, psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional. Os atendimentos são individuais e em grupos, além de visitas domiciliares, atividades comunitárias de prevenção e cuidado à família.
O CAPS-AD é a porta aberta para acolhimento com técnico de referência de pessoas em sofrimento ao uso abusivo de substâncias químicas.
Equipamentos municipais:
– Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II: Avenida Siqueira Campos, 503 – Sumaré. Telefone: (12) 3886-2701.
– Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD): Rua José Geraldo da Silva Filho, n° 297 – Perequê-Mirim. Telefone: 3885-4600.
– Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil: Avenida Engenheiro João Fonseca, 48 – Centro. Telefone: 3883-1309.
Você não está sozinho, se precisar de ajuda, disque 188.
Veja Também Recentes
Exposições no MACC apresentam pintura, bordado ativista e fotografia
Fechando o ano de 2024 com muita arte, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba por meio do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) realiza a abertura de três exposições no dia 20 de dezembro, às 18h. As mostras Emaranhadas, do Coletivo Linhas do Mar, Olhares de Ennio
Prefeitura alerta para cuidados redobrados com a pele no verão
Faltam poucos dias para chegada do verão e junto com ele, o aumento da temperatura. Por isso, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância dos cuidados com a pele para prevenir o câncer de pele. Essa é uma medida essencial para proteger a população
Fundacc encerra oficinas culturais de cerâmica com queima e exposição dia 7 de dezembro
Cerca de 100 peças em cerâmica foram produzidas pelos 24 alunos das oficinas culturais de cerâmica no Polo do Poiares durante o ano de 2024 e a queima foi realizada na última terça-feira (26). Parte dessas peças únicas, cada uma carregando a essência e o estilo de seus criadores, poderão
Final do Campeonato de Futebol Máster 40 anos tem A.E Grêmio/Cirrose contra RFC no sábado
Neste próximo sábado (14), o campeonato de Futebol Máster 40 anos chega a final, e o A.E Grêmio/Cirrose vai disputar contra o RFC em busca do troféu do campeonato de Futebol Máster 40 anos. No jogo passado, o A.E Grêmio/Cirrose venceu seu adversário Esportinga nos pênaltis por 3 a 2.
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por