Pesquisar No Site
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de APELL sobre Técnicas de Movimentação de Vítimas
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de APELL sobre Técnicas de Movimentação de Vítimas
Agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram de um APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais) realizado na quarta-feira (22), no Serramar Shopping, em Caraguatatuba.
O treinamento foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros do 11° GB, que abordou o tema Técnicas de Movimentação de Vítimas. Participaram da ação 28 voluntários, entre eles, o corregedor da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba, Emanoel Carvalho, que é representante da Defesa Civil no Comitê do APELL.
Carvalho explica que o treinamento capacita os voluntários para que, em uma situação de emergência envolvendo múltiplas vítimas, saibam aplicar técnicas básicas de socorro, auxiliando na movimentação de vítimas até um local seguro onde possam receber atenção médica.
O objetivo do APELL é preparar as comunidades próximas às áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência. A implantação do APELL em Caraguatatuba foi iniciada em 2011.
A primeira área a integrar o APELL em Caraguatatuba está localizada no raio de 600 metros à direita e à esquerda do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão, o Gasmex. Essa área abrange os bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan.
O APELL Caraguatatuba funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade. Compõem o grupo coordenador, por meio de parceria: Petrobras, Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.
A Defesa Civil é a principal responsável pelo APELL. É ela quem cria os planos de emergência, divulga informações e mobiliza instituições parceiras, como a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e os serviços de saúde e trânsito.
Para o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, que também é o coordenador da Defesa Civil em Caraguatatuba, participar dos treinamentos para o gerenciamento de situações de emergência são de extrema importância. “Vidas dependem desse bom preparo e não poupamos esforços para que nossa Defesa Civil esteja sempre pronta para melhor agir em situações de crise”.
Veja Também Recentes
Prefeitura promove ação para revitalizar Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves em Caraguatatuba
O Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), localizado no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, recebe um mutirão de limpeza organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação nesta terça-feira (14), a partir das 6h. A proposta é revitalizar as instalações do local, garantindo um ambiente mais adequado para melhorar as condições
Espetáculo Starlight Concert é atração nesta quinta no Teatro Mario Covas
Velas cuidadosamente posicionadas por todo o palco iluminam o ambiente criando uma cena celestial que intensifica a experiência sensorial dos espectadores O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta nesta quinta-feira (6/2), às 21h, o espetáculo Starlight Concert com a edição especial “Queen & Coldplay”. A apresentação tem classificação livre e os ingressos podem ser
Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades
A Vigilância Sanitária atendeu, na quarta-feira (15), uma denúncia relacionada à venda de carnes impróprias e à fabricação irregular de linguiças em um açougue na região Sul. Durante a fiscalização, a equipe encontrou o estabelecimento em condições inadequadas de higiene e organização, com carnes armazenadas de maneira imprópria em uma
Prefeitura intensifica ações contra hanseníase no ‘Janeiro Roxo’
Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (20) uma série de atividades para o combate à hanseníase. Até o fim do mês, a Secretaria de Saúde da Prefeitura realiza palestras, orientações, distribuição de materiais informativos, busca ativa e investigações. As ações ocorrem em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referência de
Suspeito de furto é detido pela Guarda Civil Municipal no Perequê-Mirim
Em patrulhamento no entorno da Unidade Básica de Saúde do Perequê-Mirim, na última sexta-feira (31), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) foi informada por populares sobre uma briga entre cidadãos. No local, a equipe encontrou um homem contendo o suposto agressor no chão. A vítima, uma mulher, informou que