Pesquisar No Site
CRAS Centro promove inclusão social e troca de experiências para idosos através do SCFV

CRAS Centro promove inclusão social e troca de experiências para idosos através do SCFV
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou um piquenique no Horto Florestal para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atendidos no CRAS Centro, na última quarta-feira (8).

#PraTodosVerem: Grupo de idosos faz piquinique no Horto Florestal (Foto: Divulgação/PMC)
A atividade foi organizada a partir das reflexões abordadas nas reuniões socioeducativas sobre o tema saúde mental na velhice, dentro da perspectiva da política de assistência social.
O piquenique teve como objetivo promover a integração do grupo, divulgar e ampliar o acesso às potencialidades do território, proporcionando um momento de convivência e lazer.
Esta é uma das atividades integrativas realizadas pela Prefeitura de Caraguatatuba, que visa oferecer um espaço para acesso aos direitos, troca de experiências e reflexão sobre o processo de envelhecimento.
O CRAS Centro desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos e promove encontros quinzenais, realizados às quartas-feiras, sempre a partir das 9h, visando promover o sentimento de pertencimento e a construção da identidade do grupo de idosos.
Sob a orientação da assistente social Débora Santos, os participantes têm a oportunidade de debater temas relevantes, como a Política Nacional da Pessoa Idosa e o Estatuto da Pessoa Idosa, por meio de rodas de conversa.
Além disso, o cronograma inclui atividades externas, com o apoio da educadora social, Nilce Farias, proporcionando uma experiência mais ampla e enriquecedora.
Interessados em participar desses encontros podem comparecer ao CRAS Centro, onde receberão todas as orientações necessárias.
O CRAS atua dentro dos territórios no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Oferece serviços como proteção e atendimento integral à família pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de possibilitar inscrições no Cadastro Único (CadÚnico) para acessar os programas sociais do governo federal.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Caraguatatuba realiza evento de tecnologia de inclusão de gênero
Tecnologia e inclusão. O Governo Municipal de Caraguatatuba realiza no dia 24 de abril, às 9h, no Teatro Mário Covas, o #ElasTech – evento de tecnologia de inclusão de gênero. A data comemora o Dia Internacional das Meninas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um