Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferece oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade
Caraguatatuba oferece oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade
Iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Programa Saúde em Primeiro Lugar e Instituto Surfé
O programa Saúde em Primeiro Lugar, em parceria com o Instituto Surfé, está desenvolvendo um trabalho significativo em Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, ao proporcionar um ciclo de palestras voltado para meninos e meninas de 8 a 15 anos, residentes em contextos de vulnerabilidade social. A iniciativa oferece aos jovens participantes orientações sobre cuidados com a saúde física e mental, utilizando abordagens inovadoras e interativas.
Os encontros são semanais e abrangem tópicos importantes, como alimentação saudável, riscos associados a vícios e dependências químicas, além de estratégias para lidar com emoções. A programação inclui atividades lúdicas como oficinas de nutrição e dinâmicas de bingo, para abordar emoções de forma mais acessível e envolvente.
Profissionais de diferentes áreas, incluindo nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, conduzem as palestras, promovendo uma abordagem multidisciplinar de cuidados com a saúde. A diversidade de temas e métodos estimula as crianças a participarem ativamente, compartilhando suas experiências e preocupações relacionadas ao seu cotidiano.
O Instituto Surfé, parceiro do programa, trabalha com voluntários que oferecem aulas de surf para as crianças, criando um ambiente acolhedor e inclusivo. Shirley Marcondes, enfermeira coordenadora do Saúde em Primeiro Lugar, comenta que as crianças interagem bastante durante as atividades, trazendo exemplos de suas próprias vidas para enriquecer as discussões.
O Saúde em Primeiro Lugar é uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba para promover a saúde e prevenir doenças. Nos primeiros três meses de 2024, já foram realizadas cerca de 150 atividades gratuitas, com a participação de mais de 2 mil pessoas de todas as faixas etárias, destacando o impacto significativo e o alcance do programa na promoção de uma vida mais saudável para a população.
Veja Também Recentes
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
DER programa interdição da SP-55, em trecho da divisa com Ubatuba, para instalação de um pórtico
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) planeja interditar a rodovia Dr. Manoel Hipólito do Rêgo, SP-55, no trecho da divisa entre Caraguatatuba e Ubatuba, na noite de segunda-feira (28), a partir das 23h. A interdição será feita por uma empresa terceirizada, que fará a instalação de um pórtico (Painel
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Prefeitura de Caraguatatuba instala e recupera mais de 30 pontos de sinalização de trânsito em outubro
A Prefeitura de Caraguatatuba, em outubro, instalou e recuperou 34 pontos de sinalização de trânsito em toda a cidade. A responsável pelo trabalho é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão. Das sinalizações verticais, quatro foram indicativas de lombadas, uma indicando mão única da via, uma de proibição