Pesquisar No Site
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e conta com mais de 4 mil pacientes
CAPS II de Caraguatatuba oferece atendimento para adultos e conta com mais de 4 mil pacientes
Localizado no bairro Sumaré, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) oferece durante todo o ano atendimento para pessoas que sofrem com transtornos mentais considerados severos, bem como depressões graves.
Atualmente, o CAPS II possui 4.621 pacientes ativos e realiza quase 3 mil atendimentos mensais com médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermagem e assistente social.
A pessoa pode ser atendida pelo CAPS II através do encaminhamento feito pela unidade de saúde. Independentemente do caminho utilizado, a pessoa passará por acolhimento, onde após a escuta por um técnico, será encaminhada para o atendimento multidisciplinar ou encaminhada para serviço da rede municipal conforme necessidade.
Em casos mais graves, para pessoas em sofrimento ou com ideação suicida, que ainda não são pacientes da unidade, é feito o acolhimento. Esse processo é realizado por meio da ‘escuta qualificada’. Com ela, o profissional consegue entender qual é a real situação da pessoa. Caso haja alguma emergência, o SAMU é acionado.
Na manhã desta sexta-feira (24) foi realizado aos pacientes, familiares e sociedade civil evento alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, lembrado dia 18 de maio. O encontro contou com a presença do secretário de saúde, Gustavo Boher; da secretária adjunta, Derci Andolfo; e da diretora de assistência à saúde, Amélia Ferreira.
O evento teve como objetivo mostrar a importância da reforma psiquiátrica, onde o paciente passou a ter acesso a uma assistência primária básica e aos atendimentos especializados como o CAPS, sendo um dos serviços oferecidos pelo SUS, que surgiu em 1987 em São Paulo.
A paciente Aline Tavares Lino, de 34 anos foi diagnosticada com transtorno bipolar e encontrou no CAPS um atendimento acolhedor, onde é possível ter uma rotina normal alinhada ao tratamento. “No CAPS temos nossa dignidade devolvida, reinseridos na sociedade e nos sentimos uma pessoa útil novamente. Todo mundo está sujeito a ter uma doença mental, só não podemos negligenciar os sintomas, pois o corpo fala. Procure ajuda sempre!”, contou.
Veja Também Recentes
Obra de sistema de drenagem no Aruan continua
A Prefeitura de Caraguatatuba continua trabalhando na implantação de um novo sistema de drenagem na avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na altura do bairro Aruan. A equipe da Secretaria de Obras Públicas (Secop) trabalha no sentido Centro. O desvio está sendo feito pela faixa de estacionamento
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
O 1º Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte, realizado pelo Módulo, é neste final de semana
O Centro Universitário Módulo, Instituição de Ensino Superior (IES) do grupo Cruzeiro do Sul Educacional, irá realizar a primeira edição do Simpósio de Biomedicina e Estética do Litoral Norte de São Paulo no próximo final de semana (09 e 10/11), das 8h às 18h. Nesta primeira edição a entrada do
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
Equipe de Caraguatatuba é campeã da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu
Caraguatatuba foi destaque na Copa Caiçara de Jiu-Jitsu, realizada no último final de semana, e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. O evento contou com mais de 500 atletas inscritos e um público estimado de 2.500 pessoas. A equipe do professor Ulrico Junior foi a campeã, conquistando 32 medalhas