Pesquisar No Site
Associação de Pescadores de Angra dos Reis visita obras do Enrocamento no Rio Juqueriquerê
Associação de Pescadores de Angra dos Reis visita obras do Enrocamento no Rio Juqueriquerê
Caraguatatuba recebeu uma visita importante da Associação de Pescadores de Angra dos Reis, cidade litorânea do Rio de Janeiro, no último sábado (18). A intenção foi conhecer de perto o Rio Juqueriquerê e, em especial, as obras de enrocamento que são realizadas em sua foz.
A comunidade pesqueira do Rio de Janeiro tomou conhecimento da construção dos molhes em Caraguatatuba por meio das notícias na imprensa. Os pescadores identificaram semelhanças significativas entre a situação do Rio Juqueriquerê e a realidade enfrentada em Angra dos Reis, onde vivem à beira do Rio Mambucaba, no sul da cidade.
Com mais de 45 mil moradores, o bairro Mambucaba sofre com enchentes, inundações e alagamentos constantes. Os moradores apontam que a principal necessidade é investir em obras de drenagens eficientes.
Após a vista em Caraguatatuba, o presidente da associação dos pescadores de Angra dos Reis, Eduardo de Araújo Bernardo, apontou que um projeto de enrocamento na foz do Rio Mambucaba traria enormes benefícios para a população local.
Os pescadores ainda apontaram outros desafios semelhantes aos enfrentados pela comunidade do Rio Juqueriquerê antes das obras realizadas. A movimentação de areia e o fechamento constante da barra do Rio Mambucaba dificultam a navegação e impedem o desembarque do pescado, acarretando prejuízos e maiores custos operacionais.
Eduardo de Araújo Bernardo parabenizou a Prefeitura pelo empenho em levar melhorias fundamentais à comunidade pesqueira e à cidade como um todo. “Ver essa obra de perto é a realização de um sonho e fico maravilhado com o empenho da Prefeitura em proporcionar essas melhorias à população”.
Ele também destacou os benefícios ambientais e sociais. “Entendemos que essa obra, de valor imensurável, visa manter o equilíbrio ambiental, combater a poluição e degradação do ecossistema, o desassoreamento do rio para o bom escoamento das águas, promovendo também atividades de educação ambiental e turismo sustentável”, contou.
A visita foi direcionada por representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que considerou o encontro como uma oportunidade para troca de conhecimentos e esclarecimentos técnicos, além de um canal de diálogo construtivo com os pescadores visitantes.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é uma das 5 cidades do Brasil com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) conquistou a certificação Pró-Gestão Nível IV da Secretaria de Regime Próprio e Complementar (SRPC), do Ministério da Previdência Social (MPS). Desta forma, Caraguatatuba passa a ser um dos cinco municípios brasileiros com a certificação Pró-Gestão Nível IV, a mais alta certificação
Caraguatatuba recebe GIRO PRO, ação do programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Caraguatatuba receberá, no dia 11 de novembro, o GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Euclydes Ferreira recebem prêmio do Programa Boa Energia nas Escolas da empresa EDP
A EMEF Professor Euclydes Ferreira, no bairro Perequê-Mirim, foi um dos destaques da Gincana “Xô Desperdício”, dentro do Programa Boa Energia nas Escolas, promovido pela empresa EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. O vídeo produzido pelos alunos do 8º ano ficou em
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica ações de combate e reforça alerta e cuidados sobre casos de chikungunya
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuam com vistoria nas residências e aplicação de inseticidas nas regiões com casos positivos. A preocupação é com aumento