Pesquisar No Site
Alunos do Ipiranga participam do evento “Passarinhando na Praça”

Alunos do Ipiranga participam do evento “Passarinhando na Praça”
Em continuidade às comemorações do Dia do Observador de Aves, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, acompanhou o evento “Passarinhando na Praça” com os alunos da CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, do bairro Ipiranga, nesta sexta-feira (17).

#PraTodosVerem: Educador ambiental realiza demonstação do uso do apito a vários alunos (Foto: Divulgação/PMC)
O evento foi promovido pelo Museu da Energia de Salesópolis e patrocinado pela empresa EDP. As atividades foram conduzidas por Simone Villegas, coordenadora do Museu da Energia, com apoio do biólogo e educador, Fernando Maia, e Rafael Marotti, que é arte-educador.
Trata-se de um projeto já realizado em Salesópolis, chamado ‘Passarinhando na Escola’ e ‘Passarinhando na Praça’, que tem a proposta de envolver os alunos e também toda a comunidade na observação de aves.
Simone Villegas elogiou a iniciativa da cidade em promover o Dia do Observador de Aves. “Caraguatatuba está de parabéns pela iniciativa, que é a identidade da cidade e do Litoral Norte como um todo. Essa é uma prática que, com certeza, vamos nos espelhar”.

#PraTodosVerem: Educadores ambientais e professores guiam alunos pela galeria de águas próxima do Camaroeiro (Foto: Divulgação/PMC)
A ação foi realizada no período da manhã e da tarde, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Os pequenos foram entretidos com livretos e informações sobre as espécies de aves locais.
De forma lúdica e educativa, eles também aprenderam sobre os diferentes tipos de apitos que imitam os sons das aves, inclusive puderam manusear e assoprar os instrumentos.
A programação incluiu ainda uma saída dos alunos para explorar os arredores da escola, sendo guiados com cuidado até o Entreposto de Pesca do Camaroeiro, próximo à área de manguezal. Lá, puderam utilizar os binóculos fornecidos para avistar as espécies de aves.
Para a secretária Adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian, o evento desperta o interesse das crianças e as incentiva a se envolverem com a natureza de um modo geral. “as atividades de educação ambiental visam direcionar positivamente os pequenos, promovendo o sentimento de cuidado e pertencimento em relação à natureza e suas diversas formas de vida, incluindo as aves da região”.
Além desta ação, outra atividade foi realizada pelo Projeto CREs(CER) – Ser em Sociedade com os alunos do 9º ano da EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Porto Novo, um evento aliado ao Setor de Educação Inclusiva/ região 8.
Veja Também Recentes

Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Caraguatatuba promove celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down
O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março. A data foi escolhida para representar a trissomia do 21, ou seja, a triplicação do cromossomo 21 que causa a síndrome. A data é oficialmente observada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012 e tem

Fundacc amplia resultados com investimento em dança
Com programas e projetos de formação, qualificação continuada, pesquisa e criação de composições coreográficas na área da dança, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) mantém seus corpos estáveis há quase duas décadas, como o Corpo de Baile de Caraguatatuba (2001) e a Escola de Bailados (2006) e ao

Fiscalização no bairro Massaguaçu segue na investigação de imóveis sem ligação à rede de esgoto
As investigações sobre o despejo de esgoto no bairro Massaguaçu continuam com a identificação de imóveis com fossas sépticas para conferir se estão devidamente regularizadas. Na segunda-feira (17), técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Urbanismo percorreram ruas que não têm conexão com a rede da Sabesp