Pesquisar No Site
Ações de valorização à literatura marcam o segundo fim de semana de maio
Ações de valorização à literatura marcam o segundo fim de semana de maio
O segundo final de semana de maio em Caraguá foi marcado por diversos eventos em que a literatura caiçara se fez presente. Um deles foi o Festival Saberes e Sabores Caiçaras, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundacc.
O evento foi realizado de 10 a 12 de maio, na Praça da Cultura e levou escritores e agentes literários da Comissão Setorial Municipal do Livro, Leitura e Literatura da Fundacc para apresentarem seus trabalhos literários.
Na oportunidade, autoras e autores da comissão estiveram presentes numa tenda montada exclusivamente para a literatura, levando conhecimento e cultura por meio de suas obras, que ficaram expostas para venda na Livraria Caiçara. Além da literatura, a festa contou ainda com muita gastronomia, artesanato e apresentações musicais de diversos estilos com artistas da cidade.
“Ficamos muito felizes em participar, pois é muito importante que os autores locais estejam presentes em eventos grandes da cidade. A leitura é um hábito imprescindível e valorizar a literatura caiçara também. A troca de conhecimento com o público sobre as nossas obras é uma chance maravilhosa de fortalecer este vínculo entre os leitores e os autores da nossa região”, destaca Ceminha Mendes, escritora caiçara com seis obras publicadas, sendo a mais recente, “Se essa Rua, se essa rua foCeminha”, livro bastante requisitado na tenda da Fundacc durante o festival.
Projeto “Na Praia com Livros e Histórias”
No sábado (11/5), foi o momento das crianças. O projeto “Na Praia com Livros e Histórias” levou famílias para o espaço verde próximo ao parquinho que fica ao lado do Quiosque do Flávio, no centro da cidade. O encontro reuniu artistas da área do teatro, do circo e da contação de histórias que levaram um mundo de magia, alegria e diversão para os pequenos, tendo como foco o incentivo à leitura.
A tarde estava ensolarada e na sombra de uma frondosa árvore, todos puderam ler os livros disponíveis no cooler literário, acompanhados de uma refrescante brisa vinda da praia. Os palhaços mágicos Baunilha e Paçoquinha arrancaram sorrisos de crianças, mães e pais com intervenções divertidas e animadas. A conhecida Nhá Rita, levou histórias e lendas de Caraguatatuba despertando a imaginação dos pequenos que participaram ativamente de pontos chaves das narrativas.
Já a atriz e contadora de histórias, Anisha Zevallos, apresentou contos infantis interativos, sendo uma delas, a história do livro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque de Holanda. Finalizando o encontro, a cordelista e assessora técnica de literatura da Fundacc, Dani Almeida, apresentou o universo do cordel às crianças com muita brincadeira e diversão.
“Esta é uma excelente oportunidade das famílias se desconectarem um pouco do ambiente virtual e se conectarem com suas crianças por meio da literatura, das histórias e das brincadeiras. Levei meus netos e amamos. São nestes momentos simples e divertidos que criamos memórias afetivas em família e a Fundacc tem um papel fundamental nisso, pois, esse fortalecimento cultural é imprescindível para os moradores e visitantes da nossa cidade”, destaca Malu Baracat, presidente da Fundacc.
O projeto “Na Praia com Livros e Histórias”, é uma ação da Fundacc em parceria com a Comissão de Literatura e tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre crianças e famílias e também, valorizar os artistas da região. O evento acontece ao ar livre todo segundo sábado do mês, das 15h às 18 horas, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro.
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas
Prefeitura de Caraguatatuba entrega novo CEI no Jetuba para 208 estudantes
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou na sexta-feira (27) o novo Centro de Educação Infantil (CEI), que foi nomeado Edith Castro de Morais Fernandes, em homenagem a uma professora que prestou relevantes serviços à Educação no município. O CEI fica no bairro Jetuba, região Norte da cidade e tem capacidade para
Pesquisa prevê que taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba chegue a 89,7% de hoje até o reveillon
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%. A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba
Caraguatatuba segue com credenciamento de músicos para apresentações em eventos da Prefeitura
A Secretaria de Turismo continua com o credenciamento de músicos profissionais da cidade para apresentações em eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Caraguatatuba. O credenciamento fica aberto até o dia 19 de julho de 2025 para atividades de produção musical, bandas, trios, duplas, cantores solos e DJs qualificados para
Fundacc lança cartilha de execução para projetos fomentados pela PNAB em Caraguatatuba
Entre os destaques estão as instruções para ajustes nos projetos aprovados, o correto uso dos logotipos oficiais e a realização da prestação de contas A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou o Manual de Execução de Projetos Fomentados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), voltado para os proponentes