Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM

Prefeitura de Caraguatatuba publica edital convocando 36 candidatos aprovados em concurso público para GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nessa quinta-feira (25), no Diário Oficial Eletrônico, Edição 1296 , o edital de convocação de 36 candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público 001/2019 para o segundo curso de Formação da Guarda Civil Municipal (2ª fase do certame).
Ao todo, serão chamados 36 candidatos, sendo 33 do sexo masculino, incluindo dois PcDs e três do sexo feminino, que deverão se apresentar no dia 28 de junho de 2024, às 8h, no Auditório Ângelo Fonseca Nogueira (Centro Universitário Módulo), localizado na avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Dois GCM pilotam duas motos em avenida da praia (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O candidato que não comparecer na data e horário especificado, será considerado reprovado e consequentemente eliminado do concurso.
Os candidatos passarão por um curso de formação, com carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses de formação, ministrado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.
Após o curso, os candidatos estarão aptos a integrar a corporação e trabalhar armados nas ruas da cidade.
Durante o curso, os candidatos aprovados terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
Para o coordenador da Guarda Civil Municipal, comandante Hugo Bernardes, a chegada de novos integrantes para a GCM é uma grande notícia. “Podemos dizer que a chegada de sangue novo na Guarda é a oportunidade que temos de intensificar nosso trabalho de levar mais segurança para a população. O aumento do nosso efetivo fortalece nossa capacidade de abranger a cidade”.
O que faz a GCM
A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 57 integrantes, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas.
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI) que apoia o trabalho identificação de veículos clonados, de recuperação de veículos roubados, e também de identificação de pessoas procuradas.
Serviço
Confira aqui os convocados do Concurso Público 001/2019 da Guarda Civil Municipal: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2024/04/edital-ano-vii-no-1296/
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153
Veja Também Recentes

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Alterações no Código Tributário serão discutidas em duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
O projeto de lei que altera o Código Tributário do Município (Lei Complementar n° 1/1997) será discutido em duas audiências públicas nesta quarta e na próxima sexta-feira (12 e 14/3), a partir das 18h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria de Fazenda vão explicar a proposta aos

Universidade amplia oferta educacional em Caraguatatuba com novo curso de Enfermagem
A Universidade de Taubaté (Unitau) iniciou a primeira turma do curso de Enfermagem no campus de Caraguatatuba. O curso atende à crescente demanda por profissionais da área da saúde no Litoral Norte. A graduação soma-se às seis turmas de Medicina e aos programas de Mestrado oferecidos no campus. O curso

Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” retoma atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (24/2), o Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” (Amasb), retoma suas atividades presenciais – de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. O espaço, localizado no Polo Cultural e Educacional “Profª Eloíza Andrade Antunes”, esteve temporariamente fechado nas últimas semanas para manutenção do sistema de ar-condicionado da

CaraguaPrev promove recadastramento anual obrigatório dos inativos aniversariantes de março
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês presencialmente até dia 31 de março (segunda-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O instituto é