Pesquisar No Site
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril
A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Barcos enfeitados e cheios de pessoas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
Este é o momento em que a comunidade pesqueira de Caraguatatuba se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes para a abertura da pesca do crustáceo.
A cerimônia é considerada o pontapé inicial para o Festival do Camarão, que será realizado de 12 a 21 de julho na Praça da Cultura, no Centro da cidade.
A cerimônia é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro.
Procissão
Os pescadores participam da procissão terrestre, onde os fiéis carregam os andores com as imagens de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, após a benção do padre Cláudio Rodrigues da Silva, pároco da Igreja Santa Terezinha.
Acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes durante o cortejo a pé, eles seguem para os barcos enfeitados, saindo do píer da praia do Camaroeiro em procissão marítima.
Homenagem
Durante a cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será homenageado o pescador Antônio Cortês do Espírito Santo, o Baguinha.
Serviço
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’
Data: 28 de abril (domingo)
Horário: 10h
Local: Entreposto de Pesca do Camaroeiro – Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, Centro (Praia do Camaroeiro).
Veja Também Recentes

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Agricultores familiares de Caraguatatuba participam de capacitação sobre legislação ambiental
Agricultores familiares de Caraguatatuba terão a oportunidade de participar do curso de Administração Rural sobre Legislação Ambiental na sexta-feira (4). A formação será realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, das 8h às 17h, e tem como objetivo apresentar a legislação ambiental vigente e auxiliar na adequação das propriedades rurais.

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público