Pesquisar No Site
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida
Projeto ‘Saúde em Primeiro Lugar’ orienta 4 mil pessoas sobre prevenção de doenças e melhor qualidade de vida
O projeto “Saúde em Primeiro Lugar” desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba já atendeu 4 mil pessoas com diversas oficinas sobre nutrição, fisioterapia e psicologia.
O “Saúde em Primeiro Lugar” foi lançado em 2023 com atividades e orientações que visam a promoção da saúde, entre adolescentes, adultos e idosos, moradores e visitantes do Litoral Norte de São Paulo.
Para o mês de março estão programadas diversas atividades em grupo, oficinas terapêuticas, rodas de conversa, visitas domiciliares, entre outros, com pacientes do programa Melhor em Casa, do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), Lar São Francisco, Vila Dignidade e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades escolares.
As oficinas terapêuticas de nutrição são focadas em grupos de pessoas com diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado e desnutrição. O objetivo é orientar estas populações para que tenham melhor controle da doença e do quadro, também por meio da nutrição.
Já as oficinas de fisioterapia oferecem aulas pilates e as de psicologia focam na interação social, controle da ansiedade e do estresse, por meio de grupos de musicoterapia.
O projeto também oferta grupos de gestantes para orientação sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo tanto para a saúde do bebê quanto para o aumento do vínculo entre mãe e filho.
O “Saúde em Primeiro Lugar” reitera o compromisso de oferecer serviços de promoção à saúde com atividades focadas na redução de riscos, abrangendo prioritariamente as áreas de nutrição e alimentação saudável, prática corporal e atividade física, prevenção e controle do tabagismo e redução da morbimortalidade nos diversos ciclos de vida.
A divulgação dos eventos é feita por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caraguatatuba por meio de grupos de whatsapp e instituições parceiras no município.
Veja Também Recentes
Pesquisa do IBGE aponta queda no índice de pobreza no Vale do Paraíba e Litoral Norte
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstrou uma redução no índice de pobreza da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira/RM Vale em 2023 para 13,1% (pessoas com rendimento domiciliar per capita abaixo de US$
Atletas de Caraguatatuba se destacam no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e se preparam para o Mundial
Três atletas do CT Caraguatá tiveram um desempenho notável na 10ª Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputado na última semana em Copacabana (RJ). Kawane Caldeira e Solange conquistaram o vice-campeonato, marcando a segunda vez que Kawane alcança essa colocação em 2024. Ao mesmo tempo, Lucília Rosa e
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2025 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2025 (Calendário Municipal) na Edição 1.477 (pág. 63) do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20/12). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de
Alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca visitam sede da TV Vanguarda em São José dos Campos
O Projeto Jovem Repórter, desenvolvido junto aos alunos do 9º ano da EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu, rendeu uma visita ao estúdio do Link Vanguarda na sede da emissora de televisão, em São José dos Campos, na quinta-feira (28). A idealizadora do projeto foi a professora Lilian
Recadastramento para transporte universitário termina no próximo dia 16
A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba informa aos universitários que estavam cadastrados no 2º semestre de 2024, no transporte com destino às Universidades em São José dos Campos, que o prazo para realizar o recadastramento para o 1º semestre de 2025, termina dia 16 (segunda-feira), e deve ser feito