Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou nessa quarta-feira (13) uma palestra sobre o Programa CACAU SP.
O evento, realizado no auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, reuniu cerca de 20 produtores agrícolas e engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de São José do Rio Preto e Caraguatatuba.
A ação, liderada pela equipe regional de São José do Rio Preto, visa promover o programa CACAU SP e sua efetivação como uma política de estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Parceiras no programa a Prefeitura e a CATI trabalham na promoção do plantio de novas variedades precoces híbridas de cacau em Caraguatatuba além de resgate do cacau que já é plantado no município.
Os engenheiros agrônomos de São José do Rio Preto, Andrey Vitorelli Borges, Fernando Micheletti e Fioravante Stucchi Neto falaram aos presentes sobre o objetivo do Programa CACAU SP, que é promover a adaptação do cacau em solo paulista, por meio da divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos, como uma fonte de renda viável.
O engenheiro agrônomo da CATI Caraguatatuba, Gilberto Figueiredo, comentou que São José do Rio Preto vem se despontando como produtor de cacau desde 2013, assumindo a liderança tecnológica e atendendo uma demanda crescente em todo o estado.
“Podemos hoje falar em aumentar o plantio e em produção de chocolates finos em Caraguatatuba, com selo de qualidade CACAU SP”, comenta ele.
Uma das estratégias adotadas é o cultivo integrado de culturas, que otimiza o uso dos recursos disponíveis, como solo, água, mão de obra, máquinas e equipamentos. Além disso, a prática reduz os riscos econômicos, uma vez que permite o cultivo simultâneo de diferentes culturas na mesma área.
A iniciativa para criação do programa teve início em 2014 e atualmente conta com diversos produtores no Estado de São Paulo A cacauicultura tem se destacado como uma alternativa econômica, social e ambiental viável.
Devido ao trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, a área plantada com tecnologia cresceu expressivamente, atraindo produtores de diversas regiões interessados em investir nesse setor.
O resultado disso fez surgir o Programa CACAU SP, que é fruto de um Protocolo de Cooperação assinado entre a SAA, a CATI, institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura.
Para viabilizar a instalação da cadeia produtiva de cacau de forma organizada no Planalto Paulista e regiões litorâneas do Estado, o Programa conta com a parceria do ITAL. O instituto contribui no desenvolvimento de máquinas e na adaptação de tecnologia para a produção de chocolates finos, feitos pelos produtores de forma cooperativa. Os chocolates de melhor qualidade terão o selo do CACAU SP, agregando valor ao produto e fomentando o desenvolvimento da cacauicultura no Estado de São Paulo.
Veja Também Recentes
Principal Avenida do Pegorelli é duplicada e ganha iluminação
A Prefeitura de Caraguatatuba entregou a iluminação no trecho duplicado da principal Avenida do bairro Pegorelli, Região Sul da cidade. Trata-se da Avenida Geraldo Fernandes da Silva e a inauguração faz parte de um pacote de benfeitorias que estão sendo entregues para usufruto da comunidade. A revitalização do espaço inclui
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação popular na pesquisa sobre turismo na cidade
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo abriu uma pesquisa para entender a percepção dos moradores da cidade em relação ao turismo local. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, vem incentivando a ampla participação popular nesta pesquisa, pois busca ouvir a comunidade
Procon de Caraguatatuba fornece dicas sobre aluguel de casas na temporada de Verão 2024/2025
Com chegada do verão (solstício às 6h21 do dia 21 de dezembro) muitas pessoas alugam um imóvel para passar as férias com familiares e amigos em Caraguatatuba. Para se ter uma ideia, o Censo 2022 do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou 134.875 habitantes em Caraguatatuba, mas
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no Ano Novo
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar na véspera e no feriado de Ano Novo (31/12 e 1º/1), em razão das festividades de Réveillon. O atendimento ao público recomeça na próxima quinta-feira (2/1), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de