Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou nessa quarta-feira (13) uma palestra sobre o Programa CACAU SP.
O evento, realizado no auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, reuniu cerca de 20 produtores agrícolas e engenheiros agrônomos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) de São José do Rio Preto e Caraguatatuba.
A ação, liderada pela equipe regional de São José do Rio Preto, visa promover o programa CACAU SP e sua efetivação como uma política de estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Parceiras no programa a Prefeitura e a CATI trabalham na promoção do plantio de novas variedades precoces híbridas de cacau em Caraguatatuba além de resgate do cacau que já é plantado no município.
Os engenheiros agrônomos de São José do Rio Preto, Andrey Vitorelli Borges, Fernando Micheletti e Fioravante Stucchi Neto falaram aos presentes sobre o objetivo do Programa CACAU SP, que é promover a adaptação do cacau em solo paulista, por meio da divulgação de tecnologia e capacitação de produtores e técnicos, como uma fonte de renda viável.
O engenheiro agrônomo da CATI Caraguatatuba, Gilberto Figueiredo, comentou que São José do Rio Preto vem se despontando como produtor de cacau desde 2013, assumindo a liderança tecnológica e atendendo uma demanda crescente em todo o estado.
“Podemos hoje falar em aumentar o plantio e em produção de chocolates finos em Caraguatatuba, com selo de qualidade CACAU SP”, comenta ele.
Uma das estratégias adotadas é o cultivo integrado de culturas, que otimiza o uso dos recursos disponíveis, como solo, água, mão de obra, máquinas e equipamentos. Além disso, a prática reduz os riscos econômicos, uma vez que permite o cultivo simultâneo de diferentes culturas na mesma área.
A iniciativa para criação do programa teve início em 2014 e atualmente conta com diversos produtores no Estado de São Paulo A cacauicultura tem se destacado como uma alternativa econômica, social e ambiental viável.
Devido ao trabalho de adaptação e divulgação de tecnologia realizado pela Secretaria de Agricultura, por meio da CATI, a área plantada com tecnologia cresceu expressivamente, atraindo produtores de diversas regiões interessados em investir nesse setor.
O resultado disso fez surgir o Programa CACAU SP, que é fruto de um Protocolo de Cooperação assinado entre a SAA, a CATI, institutos de pesquisa da APTA e o Ministério da Agricultura.
Para viabilizar a instalação da cadeia produtiva de cacau de forma organizada no Planalto Paulista e regiões litorâneas do Estado, o Programa conta com a parceria do ITAL. O instituto contribui no desenvolvimento de máquinas e na adaptação de tecnologia para a produção de chocolates finos, feitos pelos produtores de forma cooperativa. Os chocolates de melhor qualidade terão o selo do CACAU SP, agregando valor ao produto e fomentando o desenvolvimento da cacauicultura no Estado de São Paulo.
Veja Também Recentes
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.
Sábado é dia de Feira de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Caraguatatuba
Cerca de 30 animais estarão à espera de um novo lar no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba. Quem quiser adotar um novo pet pode procurar a Feira de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (26), das 9h às 13h. Todos os animais estão clinicamente saudáveis, vacinados
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A
Parque Juqueriquerê participa do Empreenda Caraguatatuba e doa mais de 300 mudas nativas
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê marcou presença no Empreenda Caraguatatuba 2024, a maior feira de empreendedorismo da região, com uma participação que não apenas promoveu o parque, mas também reforçou a importância da arborização e conservação ambiental. Durante o evento, foram doadas mudas do viveiro municipal, incluindo espécies como pitangueiras,