Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade

Prefeitura de Caraguatatuba planeja ações para fomentar o ecoturismo na cidade
Integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba participaram nessa segunda-feira (11), de um encontro para planejamento de ações voltadas para as áreas de turismo e ecoturismo.

#PraTodosVerem: Pessoas reunidas em espaço do Parque Juqueriquerê (Foto: Divulgação/PMC)
O evento foi realizado no Auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, e contou com a participação de profissionais como guias turísticos, monitores ambientais, professores da área, integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), entre outros.
Um dos assuntos em destaque na reunião foi o planejamento de ações para consolidação do ecoturismo no município, com foco principal na observação de aves.
A Prefeitura prepara-se para comemorar pela primeira vez o ‘Dia do Observador de Aves’, que está agendado para ser realizado de 16 a 19 de maio, com um evento especial que envolverá a cidade e turistas nas celebrações. Os planos para o evento também foram discutidos em detalhes durante o encontro e todos os participantes puderam contribuir com sugestões.
No final de 2023, Caraguatatuba elegeu sua ave-símbolo da cidade, a saíra-sete-cores. A iniciativa foi o ponto de partida para todo o trabalho de fomento e visibilidade do ecoturismo de observação de aves no município.
A secretária adjunta de Meio Ambiente, Tatiana Scian, explica que o Dia Municipal do Observador de Aves tem o objetivo de dar projeção ao ecoturismo na cidade. “Ouvimos e vemos muita movimentação do turismo no município e muito pouco do ecoturismo. Esse programa é como uma semente que queremos plantar, queremos ver crescer e dar frutos”, explica.
Para o chefe do Meio Ambiente, Reinaldo Gomes dos Santos, a intenção é de que o projeto tome corpo de forma que, independentemente da administração da cidade, ele se consolide e que ganhe projeção junto à população. “Dessa forma, as pessoas se apropriam do programa para que não seja interrompido, ganhando um espaço na agenda do município”.
Os participantes da reunião agradeceram a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e se colocaram à disposição para as iniciativas de planejamento das comemorações.
Veja Também Recentes

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Palestra sobre religiosidade de matriz africana integra programação de aniversário
O Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” realiza no dia 10 de abril (quinta-feira), às 14h30, no Salão Monteiro Lobato, a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana”. A atividade faz parte da programação de aniversário de Caraguatatuba. A entrada é gratuita

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Livro e literatura são destaques na primeira edição do projeto “Bendita Fruta, a leitura como Semente”
No próximo dia 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a abertura do encontro será realizada pela escritora e professora de Língua Portuguesa