Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba continua com ações de combate à dengue
Prefeitura de Caraguatatuba continua com ações de combate à dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, continua com ações de combate à dengue em todo o município.
Neste mês, a equipe dos Agentes de Zoonoses, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, realizou um trabalho casa a casa na região do bairro Barranco Alto, local que tem registrado um aumento de casos positivos para a doença.
Foram realizadas visitas em 1.012 residências e localizados 49 pontos críticos, sendo oito pontos com a presença de larvas. Além disso, a equipe realizou 49 ações de controle mecânico.
Caraguatatuba está em situação de emergência em saúde pública no município devido à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Segundo a Secretaria de Saúde, o município registrou até o momento 1.259 casos positivos para dengue e ainda tem 159 casos aguardando resultado.
Multas
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atua na fiscalização de residências e comércios que descumprem as estratégias para conter a proliferação do mosquito.
De 1º de janeiro a 21 de março, 359 denúncias foram realizadas, resultando em 26 autos de infração, seis multas, seis advertências e 37 orientações técnicas.
O total de multas aplicadas geraram o valor de R$ 13,8 mil, que é quando o proprietário é autuado. Primeiramente, o proprietário do imóvel é notificado, caso não faça a regularização em 10 dias, pode ser multado entre 50 a 1000 VRM. Cada VRM equivale a R$ 4,60.
As vistorias contam com reforço do uso de drones para fiscalização de imóveis fechados, pautadas na Lei Federal nº 13.301, de 27 de junho de 2016, que garante o uso do equipamento em situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus da zika.
A lei ainda garante que nos imóveis que o proprietário apresentar recusa da vistoria do agente de zoonoses, está autorizada a presença da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal para auxiliar na fiscalização do imóvel.
Veja Também Recentes
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Atleta de Caraguatatuba é campeão mundial sub-18 de natação paralímpica 2024
No começo da semana, Caraguatatuba vibrou com a conquista histórica de Nicolas Silvestre, atleta da Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura, que se sagrou campeão mundial na modalidade de natação paralímpica, em Bahrein, no Oriente Médio. Ele competiu na Gymnasiade, Olimpíada Internacional do Desporto Escolar, integrando a delegação brasileira
Professora da rede municipal apresenta experiência em sala de aula no Seminário Internacional da Faculdade de Educação da USP
A experiência em sala de aula, da professora Michele Lúcia Moreira Barbosa, no 2º ano, da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, bairro Indaiá, foi uma das selecionadas para apresentação dentro do 23º Seminário Internacional de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. O evento foi na Faculdade de Educação da