Pesquisar No Site

Leitos de retaguarda no HR e Stella Maris estão com ocupação máxima

Publicado em: 26/03/2024
Destaques
Leitos de retaguarda no HR e Stella Maris estão com ocupação máxima
Leitos de retaguarda no HR e Stella Maris estão com ocupação máxima

O aumento de demanda em busca de atendimentos nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caraguatatuba tem surtido reflexo nas internações nos hospitais de retaguarda do município.

Somente nas UPAs, houve um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas.

O pico registrado pela UPA Centro na última semana chegou a mais de 1,8 mil atendimentos em apenas um dia. Além disso, a cidade tem registrado pacientes de outras cidades do Litoral Norte e até do Vale do Paraíba a procura de atendimento.

Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com isso, os pacientes procuram por atendimento com sintomas de algumas das patologias, o que tem gerado uma demanda acima do normal nas unidades hospitalares.

No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, a taxa de ocupação dos leitos já chega a 100%, seja nas vagas de UTI (30 leitos), Clínica Médica (73 leitos), Clínica Cirúrgica (63) e Observação Emergência (16).

Já no Setor de Emergência (6 leitos), a taxa de ocupação é de 120%, ou seja, acima do previsto. Até ontem (25/3), de todas as internações, 20 casos são de pacientes diagnosticados com dengue.

Além disso, segundo a direção do HR, somente neste mês de março foram encaminhados 40 pacientes de vaga zero (recurso essencial para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso, devendo ser considerada como situação de exceção e não uma prática cotidiana de atenção às urgências) de clínicas médicas.

Além das cidades do Litoral Norte, o Hospital Regional de Caraguatatuba tem recebido pacientes do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Vale Histórico, superlotando ainda mais os leitos.

A DR-17 (Diretoria Regional de Saúde), que atende os municípios da região é a que tem o maior número de casos de dengue do Estado de São Paulo e, muitos deles, estão sendo transferidos ao Litoral Norte.

Situação semelhante ocorre com os leitos de UTI e Enfermaria da Casa de Saúde Stella Maris, principal unidade de retaguarda do município. A taxa de Enfermaria está com 103% de ocupação, ou seja, acima da capacidade. E a UTI atingiu também 100% de ocupação.

O secretário de Saúde de Caraguatatuba, Gustavo Boher, explica que a sobrecarga nas UPAs é refletida pela impossibilidade de transferência de pacientes em função da superlotação das unidades de retaguarda, que atendem pacientes de média e alta complexidade.

“Estamos com picos de atendimento acima do normal e isso afeta todas as unidades de retaguarda. Além dos pacientes da cidade, temos recebido pacientes de outros municípios. O pico da dengue vai até abril e muita gente tem procurado nossas unidades com sintomas. Estamos com muitos pacientes em nossas UPAs porque não temos vagas em leitos no Stella Maris e no HR”, explica.

Sintomas

A indicação é que se o paciente tiver sintomas leves que procure a Unidade Básica de Saúde de sua referência. E só procure uma das UPAs caso os sintomas persistirem por três dias ou haja piora no quadro.

Importante ressaltar que o paciente tenha atualizada sua carteira de vacinação, principalmente com as vacinas de Covid-19 e da gripe, que começou a ser aplicada hoje nas Unidades Básicas de Saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado
Concurso de Marchinhas da Fundacc é atração em Caraguatatuba neste sábado

O tradicional Concurso de Marchinhas do 25º Carnaval de Antigamente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reúne 12 autores e suas canções para a apresentação pública na Praça Cândido Motta (Coreto), às 20h deste sábado (22). O objetivo é valorizar, difundir e incentivar a festa popular e premiar as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/02/2025
Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana
Beach Soccer movimenta Praia do Indaiá em Caraguatatuba no fim de semana

Os jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer movimentaram o fim de semana com sete partidas na Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross em Caraguatatuba. Na última sexta-feira (31/1) o time do Projeto Integração venceu o VGFC/Donos da Bola com um placar de 4 a 1, pela

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 03/02/2025
Campeonato Municipal de Beach Soccer é cancelado devido as fortes chuvas de quarta-feira
Campeonato Municipal de Beach Soccer é cancelado devido as fortes chuvas de quarta-feira

Os jogos de abertura do Campeonato Municipal de Beach Soccer foram cancelados na quarta-feira (29) em função das chuvas. As competições seguem conforme tabela original.  As partidas canceladas serão reagendadas para uma nova data e horário, a serem divulgados oportunamente. Segundo Defesa Civil de Caraguatatuba, entre os dias 29 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/01/2025
Três gestantes recebem kit maternidade do Fundo Social
Três gestantes recebem kit maternidade do Fundo Social

Três gestantes de Caraguatatuba foram beneficiadas nesta quinta-feira (30) com o kit maternidade do Fundo Social de Solidariedade. A primeira dama e presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, realizou a entrega. “As gestantes são orientadas a procurar o Fundo Social, onde recebem o kit maternidade e o kit de

Leia Mais Notícias Fundo Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 30/01/2025
Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As pessoas que não tiveram a oportunidade de terminar os estudos na idade regular ou que queiram aprender a ler e escrever, têm a chance de retornar à sala de aula, no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalmente gratuito. Em Caraguatatuba, a EJA é oferecida em duas escolas:

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/02/2025