Pesquisar No Site
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!”
No próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira edição do “Sarau do Museu”, promovido pelo setor de literatura da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc), no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc).
Na oportunidade, as artistas apresentarão poesias, cordéis e bordados e reflexões feministas voltadas ao tema recomeçar, uma vez que a data, antecede a celebração da páscoa. Elas também irão promover uma visita guiada na exposição “Mulheres Artistas? Mulheres Artistas!”, em que ambos os coletivos, fazem parte.
Na exposição, o coletivo Teodoras apresenta sua história e seu percurso de empoderamento na escrita feminina de cordel no Estado de São Paulo, com destaque para as obras literárias: “Justiça Violada” (editora cordelaria Castro), “Mulheres Negras que marcaram a história” (editora areia dourada), “Mulheres Indígenas que marcaram a história” (editora areia dourada) e “Pagu: Mulher Revolução” (editora cordelaria Castro). Os cordéis autorais escritos pelas representantes do coletivo, também integram a exposição, junto a objetos que ajudam a fortalecer a simbologia imagética das obras apresentadas pelas mulheres cordelistas.
Já as bordadeiras do Linhas do Mar, apresentam a obra “Não mô, não faz isso”, uma peça impactante, pintada e bordada coletivamente pelas mãos das mulheres que fazem parte do coletivo feminino caiçara.
O “Sarau no Museu” marca a integração do núcleo Teodoras Capital com as cordelistas de São Paulo, e o núcleo Teodoras que se forma no litoral norte, com as cordelistas de Caraguatatuba, e ainda, o intercâmbio cultural das escritoras com as bordadeiras do coletivo Linhas do Mar, junto ao público presente.
Exposição fica em cartaz até o dia 13 de abril
Além da exposição das obras literárias feministas do coletivo Teodoras e da peça do coletivo Linhas do Mar que expressa através dos bordados, a importância da luta pelos direitos coletivos, também estão em cartaz no Macc, as obras das artistas: Ana Pinheiro com telas em estilo naïf que destaca a subjetividade feminina; Alice Dolfini, mulher trans que transforma em arte objetos de descarte; Sara Belz e suas telas cheias de cores e encantamento e Vera Lavor, autora de esculturas em argila e cerâmica.
A exposição também relembra a geometria cubista da saudosa Edna Lins (in memorian) e a diversidade das cores da natureza e a luminosidade do sentimento de ser caiçara de Sandra Mendes (in memorian).
O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no centro de Caraguatatuba. A visitação é de terça a sábado, das 10h às 18h
Veja Também Recentes

Banda Carlos Gomes, Bateria da X-9 Canto do Mar e desfile de fantasias animam Carnaval na quadra do Ciapi
Uma alegria contagiante tomou conta dos foliões do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), na quinta-feira (27), durante o pré-carnavalesco, na quadra da sede, no Jardim Jaqueira. A folia de momo começou embalada pelas marchinhas antigas, tocadas pela Banda Carlos Gomes, e depois explodiu

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestou contas na manhã de sexta-feira (28), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site

Guarda Civil Municipal atende ocorrência de furto de materiais
A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba foi acionada via rádio na manhã de quarta-feira (26) para atender a uma ocorrência de furto de bicicleta na região central da cidade. Foi constatado que o autor teria arrombado o cadeado e fugido em direção à ponte do Indaiá.

Caraguatatuba oferece 185 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 185 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (12/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Ocorrência de adulteração de sinais identificadores é registrada pela Guarda Civil
Durante a realização de blitz em uma avenida na região sul da cidade na última sexta-feira (1º/3) a equipe de agentes da Guarda Civil Municipal ordenou a parada de um condutor de motocicleta. O homem não obedeceu às ordens e, ao tentar se evadir, acelerou o veículo, se desequilibrou e