Pesquisar No Site

Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos

Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos
Prefeitura debate medidas para reduzir descarte irregular nas proximidades dos Ecopontos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, alerta a população sobre os perigos do descarte irregular de resíduos em vias públicas e estuda medidas para identificar e responsabilizar infratores.

#PraTodosVerem: Proximidades do Ecoponto Golfinho com entulhos descartados (Foto: Divulgação/PMC)

Exclusivamente na última terça-feira (13) de Carnaval, os Ecopontos fecharam por conta do feriado. E em apenas um dia sem funcionar, os locais registraram acúmulo de materiais recicláveis nas proximidades, obstruindo calçadas e potencialmente causando prejuízos à cidade.

Além de representar um obstáculo aos pedestres, o descarte irregular desses materiais faz com que se tornem lixo comum, muitas vezes acabando nas vias públicas e até mesmo nos sistemas de drenagem da cidade, o que pode causar danos ambientais significativos, especialmente durante o período de chuvas.

Esse descarte de materiais recicláveis fora do horário de funcionamento dos ecopontos ocorre também quase que diariamente, inclusive logo após o fechamento dos portões.

Diante desse cenário, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca está considerando a instalação de câmeras de segurança nos Ecopontos, a fim de identificar e responsabilizar aqueles que descartam resíduos de forma inadequada. A medida visa reduzir a prática do descarte irregular, protegendo o meio ambiente e também a saúde pública.

Devido a sua gravidade, a Prefeitura reforça que os munícipes estão sujeitos a multas de até 460 VRM (Valor de Referência do Município), o equivalente a R$ 2.116,00, caso sejam flagrados cometendo essa infração.

É fundamental que a população seja conscientizada sobre a importância de destinar os resíduos nos locais corretos, utilizando os Ecopontos ou outras instalações adequadas para essa finalidade. No entanto, caso não seja possível em um dia específico ou devido ao horário de fechamento dos locais, a recomendação é para que armazenem os materiais e descarte quando possível.

Em dias habituais, os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h. Durante os feriados, eles são fechados ou trabalham com horários reduzidos.

Em casos de dúvidas, a Secretaria de Meio Ambiente está disponível para reforçar os dias de funcionamento, portanto os munícipes podem entrar em contato pelo telefone (12) 3897-2530.

Endereços e horários:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

15º Litoral Encena começa nesta quinta na Praça do Caiçara
15º Litoral Encena começa nesta quinta na Praça do Caiçara

A 15ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas, tem início no próximo dia 21 e segue até o dia 29 de novembro com atrações gratuitas na Praça do Caiçara, Auditório Maristela de

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 19/11/2024
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”

Na sexta-feira (22), à noite, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, 52 alunos da Guarda-Mirim receberam a certificação por participarem do programa “Bombeiro na Escola”. O curso teve duração de quatro aulas, uma por semana, com o instrutor cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, do

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/11/2024
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/11/2024
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/11/2024
A Feira de Adoção de Cães e Gatos realizada no último sábado (4) proporcionou novos lares para quatro cães abrigados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba, apreendidos em situação de maus tratos. Pelo menos 43 pessoas passaram pelo Centro para visitar e conhecer os animais disponíveis para adoção. O CCZ reforça que o espaço fica aberto também de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para os moradores que não puderem comparecer nas feiras de adoção. Os pets que estão para adoção foram resgatados em situações de maus-tratos, por abandono, falta de higiene, falta de alimentação, entre outros motivos. Por isso, ao adotar o pet, a pessoa estará proporcionando uma vida com condições mais adequadas ao animal. No momento da adoção é explicada sobre a posse responsável, quando o adotante assume a responsabilidade e se compromete a cuidar do novo animal de estimação. Os animais são totalmente dóceis e clinicamente saudáveis com vacinação antirrábica e vermifugados. Também são microchipados e aptos a participar do programa de castração. Este processo de adoção garante que o animal será adaptado ao espaço físico e à composição familiar da nova casa. Da mesma forma, é avaliada a capacidade da família em suprir as necessidades do animal e garantir seu bem estar. Serviço: Centro de Controle Zoonoses (CCZ): Rua Ministro Dílson Funaro, 115 – Jardim Britânia – Telefone: 3887-6888.
CCZ de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (1º/11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 350 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. O atendimento será feito apenas presencialmente e as senhas começam a ser distribuídas, a partir das 8h30.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/10/2024