Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba traça estratégias de fiscalização e uso de drones contra dengue em imóveis fechados
Prefeitura de Caraguatatuba traça estratégias de fiscalização e uso de drones contra dengue em imóveis fechados
Representantes das Secretarias de Saúde, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos se reuniram para traçar estratégias quanto à adoção de medidas de fiscalização em imóveis fechados no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A partir de agora, as ações serão pautadas na Lei Federal nº 13.301, de 27 de junho de 2016, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunyae do vírus da zika.
A Lei destaca que na situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, chikungunya e da zika, a autoridade máxima do Sistema Único de Saúde de âmbito federal, estadual, distrital e municipal fica autorizada a determinar e executar as medidas necessárias ao controle das doenças causadas pelos referidos vírus.
No artigo 4º, autoriza o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, no caso de situação de abandono, ausência ou recusa de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, a lei garante ao município medidas mais severas, neste momento, que se encontra em estado de risco pelo aumento do número de casos de dengue e pela alta concentração de larvas encontradas a partir do resultado da Avaliação de Densidade Larvária. “Baseado nesta lei, poderemos ter melhores resultados na fiscalização dos imóveis fechados e abandonados, além de poder eliminar os criadouros”, reforça.
Nos imóveis que o proprietário apresentar recusa da vistoria do agente de combate a endemias, está autorizada a presença da Polícia Militar ou da Guarda Civil Municipal, para auxiliar na fiscalização do imóvel.
“A Prefeitura sempre procura trabalhar primeiramente na conscientização dos moradores, para que os locais sejam limpos e livres de criadouros, mas caso não haja essa conscientização medidas mais severas devem ser tomadas, a fim de garantir a saúde e vida da população”, destaca o secretário.
A Prefeitura de Caraguatatuba já vem utilizando drones para vistoriar imóveis e os que foram identificados com possíveis criadouros, principalmente piscinas, serão notificados pelo município. E caso não promovam limpeza, podem ser multados e agora, fiscalizados com base nesta lei.
Veja Também Recentes
“XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” acontece de 20 a 24 de novembro em Caraguatatuba
O evento contará com barracas temáticas de arte, artesanato, literatura, moda, comidas típicas e apresentações culturais A Praça da Cultura no centro de Caraguatatuba será palco para a “XXVIII Kizomba da Consciência Negra – Igualdade para o Povo Preto” que acontece de 20 a 24 de novembro, das 12h às 23h. A entrada
Parque Juqueriquerê leva projetos ambientais para a maior feira de empreendedorismo do litoral Norte
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê participa pela primeira vez do Empreenda Caraguatatuba, oferecendo uma plataforma para que moradores e turistas conheçam alguns dos projetos ambientais da Prefeitura. A iniciativa foca nas ações da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e aposta no empreendedorismo local para propagar as ações e
13º FET – Festival Estudantil de Teatro está com inscrições abertas para grupos do Litoral Norte e Vale do Paraíba
Até o dia 27 de outubro, estarão abertas as inscrições para o 13° FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, para apresentação e premiação de propostas teatrais estudantis do Litoral Norte e Vale do Paraíba. A realização é da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e Prefeitura de
HRLN participa do 6º Simulado de Emergência com Produtos Perigosos e Múltiplas Vítimas da Concessionária Tamoios
O Hospital Regional do Litoral Norte – Francine Maia França participou da 6ª edição do exercício de acidente com produtos perigosos e múltiplas vítimas, realizado na última semana pela Concessionária Tamoios. O simulado teve como principal objetivo avaliar a capacidade de resposta das equipes de emergência em cenários de alta
ANEEL homologa reajuste tarifário com redução para cidades atendidas pela EDP
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou a Revisão Tarifária Periódica da EDP São Paulo Distribuição de Energia S.A. (EDP SP) com efeito médio de redução de 3,71% para os consumidores a partir desta quarta-feira (23/10), em Caraguatatuba e em outros 27 municípios paulistas atendidos pela concessionária. Os índices