Pesquisar No Site
Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental
Pioneiro no Brasil: Mococa e Tabatinga recebem placas do programa Vizinhança Solidária Ambiental
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, acompanhou a instalação das placas informativas e educativas sobre o Programa Vizinhança Solidária Ambiental nesta terça-feira (20), nas praias da Tabatinga e Mococa.
Desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, em parceria com a Sociedade Civil, com apoio do IBAMA, Fundação Florestal, ONG Ceepam e Associação Caraguatás Ambiental, o evento contou com a participação de diversas autoridades.
O programa estabelece uma iniciativa pioneira no país, adaptando a experiência da “Vizinhança Solidária” em áreas urbanas para atender às necessidades das bacias hidrográficas dos rios Mococa e Tabatinga, que são de alta relevância em termos de biodiversidade e de recursos hídricos em Caraguatatuba.
O evento foi conduzido por Eduardo Leduc, responsável pela Ong Ceepam, que agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união neste processo. “É um projeto que começou há um ano e se consolidou. Isso foi possível graças ao elo entre as autoridades e os esforços conjuntos que tornam o programa possível”, comentou.
O comandante da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba Capitão Carlos Magno foi uma das autoridades presentes que abordou a relevância do projeto na cidade e no país. “Esse é passo importante em prol da segurança e do meio ambiente, visto que o programa Vizinhança Solidária Ambiental é o primeiro do Brasil. O objetivo é fortalecer nossa luta contra a invasão de área, contra ações de desmatamento ilegais, e mais do que tudo precisamos da colaboração e participação ativada na nossa comunidade. Só assim trabalharemos de forma ainda mais efetiva”, destacou.
Entre os objetivos traçados com a ação, evitar a comercialização e ocupação irregular de áreas, proteger o patrimônio natural, bem como desenvolver a conscientização sobre a importância da biodiversidade da Mata Atlântica.
O programa contemplou a instalação de placas informativas e contará com monitoramento por imagens, bem como a vigilância de membros da comunidade. É previsto atividades educacionais nos diversos ecossistemas das localidades com intuito de preservar a região e sua biodiversidade.
No país, existe a ‘Vigilância Solidária’, criada pela Polícia Militar, cujo os fundamentos vem da “Polícia Comunitária”, criada no Japão e que já é conhecida em mais de 250 municípios no estado de São Paulo e tem se mostrado eficiente na redução de atos ilícitos e práticas criminosas em geral. A expectativa é alcançar grandes feitos com o projeto ambiental da vizinhança solidária, também fortalecendo ações contra a criminalidade.
Participaram da solenidade de instalação das placas, as autoridades do município de Caraguatatuba, por parte da secretaria de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira, o secretário de Urbanismo, Wilber Cardozo, representantes da Polícia Ambiental, Capitão PM Carlos Magno e Tenente Coronel Marco Aurélio, a Fundação Florestal/Parque Estadual da Serra do Mar, representada por Miguel Nema, o IBAMA por Hugo Schaedler, representantes da CFB, SABESP e da Sociedade Civil da região, entre outras autoridades que tornaram o programa possível.
Veja Também Recentes
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos
Fundo Social de Caraguatatuba doa mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entregou nesta segunda-feira (11), mais de 1 tonelada de alimentos à instituição social Restitui, dedicada ao acolhimento de pessoas em situação de rua. Os alimentos foram arrecadados por meio de doações solidárias durante um show realizado no último final de semana na cidade.
Prefeitura faz rescaldo de limpeza na cidade, após ventos fortes da semana passada
As rajadas de vento de mais de 90 km/hora que atingiram Caraguatatuba na semana passada provocaram a queda de 18 árvores de grande porte, mas também derrubaram inúmeros arbustos, principalmente nas regiões Centro e Norte do município. Desde sexta-feira (25), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está empenhada em desobstruir
GCM de Caraguatatuba apreende 60 cápsulas de cocaína e mais de R$ 2 mil em abordagem no Golfinhos
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba apreendeu 60 cápsulas de cocaína e aproximadamente dois mil reais em espécie, dentro de um veículo, em uma abordagem no bairro Balneários dos Golfinhos, região Centro/Sul da cidade. A abordagem ocorreu na tarde de sábado (16), quando a equipe da GCM patrulhava nas proximidades
Prefeitura de Caraguatatuba abre seleção de bolsista do PEAD para formação de cadastro de reserva
As inscrições online do chamamento público para a formação de cadastro de reserva de bolsista do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser feitas das 17h desta sexta-feira (8/11) até às 17h do dia 22 de novembro (sexta-feira), pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível na ‘Play Store’