Pesquisar No Site

Obras de drenagem são executadas de Norte a Sul da cidade

Destaques
Obras de drenagem são executadas de Norte a Sul da cidade
Obras de drenagem são executadas de Norte a Sul da cidade

Desde 2017, Caraguatatuba entendeu como prioridade a execução de obras de drenagem na cidade.

#PraTodosVerem: Obra de drenagem na avenida Alta Tensão (Foto: Divulgação/PMC)

Intervenções feitas no Jardim do Sol, Tabatinga, Pontal Santamarina, Perequê, Travessão e Avenida Brasília já surtiram efeito imediato.

Outras obras estão em andamento e uma das mais importantes intervenções é o enrocamento do rio Juqueriquerê, a maior obra de molhes do Brasil. Mesmo ainda não finalizado, o enrocamento já está beneficiando a drenagem nos bairros do Porto Novo, Barranco Alto, Morro do Algodão e Rio Marinas. A obra completa será concluída em abril deste ano e o investimento gira em torno de R$ 42 milhões.

Foram justamente esses os bairros da Região Sul os mais atingidos pelas fortes chuvas de cabeceira que caíram sobre a cidade no final de janeiro. De acordo com os índices apontados pelos pluviômetros do Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), o acumulado chegou a registrar 266 milímetros em 72 horas.

Dados da Defesa Civil de Caraguatatuba apontaram que o acumulado de chuva durante todo o mês de janeiro desse ano foi de 438,31 milímetros, sendo que o esperado para o mês na série histórica era de 297,4 milímetros, uma diferença de 140,91 milímetros, ou seja, choveu 47,38% a mais do que o esperado. Em síntese, choveu em três dias o que era esperado para um mês inteiro.

#PraTodosVerem: Chuvas de cabeceira

A principal causa dos alagamentos ocorridos em janeiro foram as chamadas chuvas de cabeceira de grande volume, ocorridas no sopé dos morros e projetadas para a planície da cidade, que acabam provocando o transbordo de rios e alagamentos.

O fenômeno meteorológico é considerado atípico e é atribuído à passagem do El Niño, já previsto para 2024 com forte intensidade. O El Niño, fenômeno natural categorizado como uma “anomalia climática” repete-se em intervalos irregulares, que costumam variar entre dois e setes anos.

Quando ocorrem as chuvas de cabeceira, toda a planície é alagada. E, no momento da drenagem, quando a maré está alta, ela atua como uma muralha, impedindo o escoamento.

Investimentos em drenagem

Os sistemas de drenagem implantados pelo município nos últimos anos ajudaram no escoamento das águas, mesmo em período de maré alta. E mesmo a obra ainda não finalizada do enrocamento do rio Juqueriquerê colaborou para facilitar a drenagem evitando assim uma situação muito mais grave.

Obras de drenagem continuam sendo o foco da administração e em 2023, a Prefeitura foi autorizada a contratar com a Desenvolve SP (Agência de Fomento do Estado de São Paulo) operações de crédito na ordem de mais de R$ 50 milhões para obras contra enchentes de Norte a Sul do município.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, afirma que as obras contra enchentes são de extrema importância e já surtiram efeito. “Choveu praticamente 50% a mais do que o esperado e pudemos observar que as obras entregues do Pontal Santamarina, do Jardim do Sol e da Avenida Brasília ajudaram no escoamento rápido apesar do grande volume de água”.

Aguilar Junior lembra ainda que outras intervenções importantes estão sendo realizadas na cidade, como as obras contra enchente na Rua Alta Tensão (Perequê-Mirim), bem como em ruas do Balneário dos Golfinhos.

Nos próximos dias serão anunciadas mais intervenções no POD (Programa de Obras de Drenagem). Serão beneficiados os seguintes locais: Rua Itália Bafi – Massaguaçu; Rua Henrique Maximiliano – Travessão; Rua Sebastião Francisco – Travessão; Avenida José Cândido Capelli – Porto Novo; Abra de Dentro – Pegorelli; Drenagem Tinga; Drenagem Olaria; Drenagem Cidade Jardim; Rua Alvarenga Peixoto – Aruan; Avenida Avelino Alves – Pegorelli; Drenagem Morro do Algodão; Drenagem Massako Sone; Drenagem Centro; Drenagem Verde Mar; Drenagem Pontal Santamarina; e Drenagem Rio do Ouro.

Limpeza de valas

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) intensifica seu cronograma de ações preventivas para ampliar e melhorar a drenagem de águas pluviais em todo o município. A limpeza e desassoreamento de valas e canais visa preparar a cidade para o verão, quando as chuvas são mais intensas.

Na região Sul, cortada por inúmeras valas de canais de drenagem, o trabalho é realizado periodicamente, durante o ano todo, com o objetivo de facilitar a passagem das águas durante o período de chuvas, evitando assim alagamentos e enchentes.

Na região Norte, o mesmo trabalho preventivo é levado para córregos como o Capricórnio, Gracuí, Cocanha, além das várias valas de drenagem.

Já na região central, nos bairros Olaria e Casa Branca, a ação está concentrada no canal do rio Ipiranguinha, que corta o bairro, com o mesmo objetivo de melhorar o escoamento das chuvas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba segue com vagas abertas para expositores e entidades filantrópicas na Feira de Artes e Artesanato
Caraguatatuba segue com vagas abertas para expositores e entidades filantrópicas na Feira de Artes e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba segue até 1º de julho com as inscrições para vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim de Sá). São disponibilizadas duas vagas para

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 28/06/2024
Prefeitura abre inscrições para patrocinadores do 19º Caraguá a Gosto
Prefeitura abre inscrições para patrocinadores do 19º Caraguá a Gosto

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu nesta terça-feira (4), edital de chamamento público para seleção de empresas que queiram patrocinar o maior festival gastronômico da região, o 19º Caraguá a Gosto, que será realizado de 1º de agosto a 8 de setembro. Os interessados

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 04/06/2024
Caminhada Penitencial e Missa Campal marcam início das comemorações do Padroeiro de Caraguatatuba
Caminhada Penitencial e Missa Campal marcam início das comemorações do Padroeiro de Caraguatatuba

Mais de 600 fiéis percorreram os três quilômetros em direção à estátua de Santo Antônio, no último domingo (9), na Caminhada Penitencial. No caminho, muita fé, pedidos e devoção para o Padroeiro de Caraguatatuba. Às 10h, a tradicional Missa Campal presidida pelo padre Julian Quintero Celis, contou com a presença

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 10/06/2024
Forró é destaque em Caraguatatuba e ganha festa junina na Praça do Caiçara
Forró é destaque em Caraguatatuba e ganha festa junina na Praça do Caiçara

No próximo dia 23 de junho, dia de São João, acontece às 18 horas, na Praça do Caiçara, a festa junina dos forrozeiros de Caraguatatuba. A ação promovida pelo coletivo Forró de Todos, conta com o apoio da Fundacc e levará para o público, atrações com DJ, o som e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/06/2024
171ª Festa de Santo Antônio tem caminhada penitencial e missa campal neste domingo
171ª Festa de Santo Antônio tem caminhada penitencial e missa campal neste domingo

Em continuação à programação da 171ª Festa de Santo Antônio, Padroeiro de Caraguatatuba, neste domingo (9), será realizada a tradicional Caminhada Penitencial ao Morro Santo Antônio e a Missa Campal. A saída da Igreja Matriz será às 8h, com a subida pela estrada que dá acesso ao Morro e às

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 05/06/2024