Pesquisar No Site
CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba
CRAS Sul recebe atividade na semana de prevenção da gravidez na adolescência em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início à Campanha Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência na última semana.
As atividades são pilotadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a rede de proteção, e têm como objetivo fornecer informações sobre os meios de prevenção, o impacto da gravidez precoce, a importância do apoio familiar e mais.
A ação, que estava planejada para a primeira semana de fevereiro, entre os dias 1º e 9, será expandida até o mês de março, abrangendo as redes escolares de ensino, unidades de saúde e projetos sociais. Esta iniciativa da Prefeitura está alinhada com a Lei nº 13.798/2019, que prevê a disseminação de informações sobre medidas preventivas e educativas visando à redução da incidência da gravidez na adolescência.
Na última sexta-feira (2), o CRAS Sul promoveu a peça “Chaves: o episódio que não foi ao ar”, segundo ato, que destacou a importância de buscar suporte em caso de gravidez. Reforçou o trabalho da Unidade Básica de Saúde, que fornece apoio, informações, faz os acompanhamentos do pré-natal e, claro, sempre incentiva o apoio familiar neste processo.
Todas as informações foram adaptadas à realidade local, com referência à UBS Ademir Reis, que participou da ação representada pela Enfermeira Cristina.
A peça também citou o programa CIEE, que oferece formação integral aos adolescentes e jovens, preparando-os para ingressar no mundo do trabalho. De acordo com os organizadores, houve uma excelente participação dos usuários.
O elenco da peça contou com a participação de personagens icônicos, tais como Chiquinha, interpretada por Lucimara, Kiko, por Luís, Sr. Madruga, por Clemêncio, Dona Florinda, atuado por Silene, Chaves, por Tanubia, Popys, pela Mayara, Professor Girafales e narrador interpretado por Elaine. Esta ação intersetorial entre CRAS Sul e UBS Ademir Reis teve uma abordagem lúdica e eficaz sobre o tema da prevenção da gravidez na adolescência.
A Secretária de Assistência Social, Mariana Cestaria, ressaltou a importância social da campanha. “A gravidez na adolescência tem um grande impacto na vida dos jovens, por afetar sua educação, oportunidades de carreira e saúde emocional. Nosso trabalho visa informar sobre métodos de prevenção e também ajudar a saber quais procedimentos a pessoa pode tomar caso engravide, para que ela saiba que não está sozinha”, destacou.
Por parte da Secretaria de Assistência Social, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência será realizada nos CRAS do município durante reuniões do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), e nas Organizações da Sociedade Civil, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), pois ambos visam prevenir riscos sociais e promover o desenvolvimento de potencialidades.
O serviço do PAIF, em específico, atua na proteção e fortalecimento de vínculos familiares, incluindo ações preventivas, protetivas e proativas para antecipar situações de vulnerabilidade e risco social. O programa visa proteger as famílias e desenvolver suas potencialidades, reconhecendo seus recursos e redes de apoio.
A Presidente do CMDCA, Cíntia Alves, informou que a campanha será amplamente divulgada e trabalhada em escolas, e o trabalho seguirá até março, a fim de alcançar o máximo de adolescentes possível.
Veja Também Recentes
Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, filme Macoura chega às telas de Caraguatatuba no mês da Consciência Negra
No dia 23 de novembro (sábado), o Auditório Maristela de Oliveira, localizado na sede da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (FUNDACC) em Caraguatatuba, recebe a aguardada estreia do filme “Macoura”, com direção de Gilda Brasileiro e co-direção de Rodrigo Pereira. O evento começa às 18h e conta com uma
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos