Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre período de defeso do camarão
Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre período de defeso do camarão
O camarão, um dos crustáceos mais apreciados na culinária brasileira, estará protegido até o dia 30 de abril. Neste período, a pesca do camarão branco, rosa, sete barbas, santana ou vermelho e barba-ruça estará proibida em todo o litoral do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A medida tem como objetivo proteger o período de reprodução, crescimento pleno do crustáceo e evitar sua extinção, garantindo também a reposição dos estoques pesqueiros, o que torna possível a manutenção desta importante atividade da cultura caiçara tradicional na cidade.
A proibição, que entrou em vigor no último domingo, dia 28 de janeiro, também implica em auxílio para os pescadores afetados. Durante o período de defeso, os pescadores têm direito a receber o seguro defeso, no valor de um salário mínimo (R$ 1.412,00) por mês, fornecido pelo Governo Federal.
Além disso, Caraguatatuba disponibiliza auxílio cesta básica por três meses, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que beneficia as 23 famílias de acordo com a avaliação da Assistência Social da Colônia de Pescadores Z-8.
Para os consumidores que buscam adquirir camarão neste período, é importante estar atento à procedência do produto. A Prefeitura alerta que é fundamental exigir do vendedor um documento chamado Declaração de Estoque, que comprova que o camarão foi pescado antes do dia 28 de janeiro.
Sobre o documento, é importante destacar que o prazo para a declaração de estoque vai até o dia 2 de fevereiro. Todos aqueles que armazenam, transportam, beneficiam e comercializam o produto, devem seguir as exigências.
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca reforça ainda o prazo para os pescadores que estiverem com camarão embarcado tem até amanhã, dia 30 de janeiro para realizar o desembarque.
Além disso, ao comprar camarão congelado é recomendável evitar os produtos que estejam limpos ou descascados, pois isso pode comprometer o sabor e a textura do camarão, além de expor a carne a possíveis danos. É importante também atentar para o cheiro do camarão, que deve ter um aroma de água salgada, sem qualquer outro odor perceptível.
No caso de camarão descongelado, áreas brancas, duras e numerosas indicam queimadura por congelamento, tornando o produto impróprio para o consumo.
Aqueles que desrespeitarem a proibição de pesca estarão sujeitos a punições. De acordo com a Instrução Normativa IBAMA nº189/2008 e a portaria SAP/MAPA nº 656, de 30 de março de 2022, quem for flagrado desrespeitando a medida pode ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa, além da apreensão dos equipamentos de pesca, cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão capturado.
Veja Também Recentes
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
UNITAU e Prefeitura de Caraguatatuba realizam atividade com foco na prevenção de acidentes nas praias
A Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, realizará neste sábado (9), das 8h às 12h, uma ação que visa à prevenção de acidentes nas praias. A iniciativa é parte do programa “UNITAU na sua vida”, que visa integrar saúde, educação e conscientização em benefício da comunidade,
Prefeitura reforça necessidade de autorização para entrada de veículos fretados em Caraguatatuba
Com a aproximação da temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba reforça a necessidade de obter autorização para que veículos fretados como vans e ônibus entrem na cidade. A Lei Nº 2.456, de 7 de dezembro de 2018, regulamenta entrada, circulação e estacionamento de ônibus, micro-ônibus ou vans de fretamento
Concessionária Tamoios aguarda 172 mil veículos com operação especial no feriado da Proclamação da República
A Concessionária Tamoios preparou uma operação especial para o feriado da Proclamação da República, celebrado na próxima sexta-feira (15/11). A expectativa é que aproximadamente 172 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios entre quinta e segunda-feira (14 e 18). Não haverá fechamento noturno para manutenção dos túneis da Serra Nova
Prefeitura publica homologação da classificação da 2ª Fase do Curso de formação para a GCM
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Comissão do Concurso Público, publicou nessa segunda-feira (04), no site oficial, a homologação da Classificação Preliminar da 2ª Fase do Curso de Formação para a Guarda Municipal de Caraguatatuba (GCM). Veja aqui O prazo de validade do Concurso Público é de 02 anos,