Pesquisar No Site

Conselho de Prefeitos da AMVALE pede reconsideração aos repasses federais para Educação

Publicado em: 23/01/2024
Destaques
Conselho de Prefeitos da AMVALE pede reconsideração aos repasses federais para Educação
Conselho de Prefeitos da AMVALE pede reconsideração aos repasses federais para Educação

Uma das pautas da reunião ordinária da AMVALE (Associação de Municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte) realizada nesta terça-feira (23/1) na cidade de Taubaté foi o pedido dos prefeitos para reconsideração aos repasses federais para Educação. A reunião foi presidida pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, que é vice-presidente da entidade.

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior discursa em reunião ordinária da AMVale

A propositura aponta que, diante dos impactos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 188/STF na distribuição da Quota Estadual e Municipal para os municípios da região, provocou uma queda de R$ 156.751.776,52, diminuição expressiva de mais de 53% em comparação com o ano anterior.

“Tal redução abrupta de repasses acarreta uma série de desdobramentos negativos, entre os quais, consequências na qualidade de ensino, restrições na infraestrutura escolar, comprometimento na capacitação de profissionais, impacto nas atividades extracurriculares, sobrecarga nos profissionais, impacto nas políticas de inclusão, além de repercussões judiciais e desgaste na gestão”, diz o pedido.

Nesse sentido, demandados pelo Conselho de Prefeitos, a AMVALE propôs uma análise mais aprofundada dos impactos da ADPF 188/STF, para que o futuro educacional, sobretudo de seus associados, não reste severamente comprometido.

O documento foi protocolado na Vice-Presidência da República, Ministério da Educação e encaminhado para conhecimentos dos Senadores e Deputados Federais pelo Estado de São Paulo.

A reunião de Taubaté serviu ainda para o lançamento da terceira Câmara Técnica Temática, agora destinada a Educação.

Os 39 secretários e secretárias Municipais de Educação das cidades que compõem a Associação foram convidados para iniciar o grupo que visa a troca de experiências, aprofundamento e avanços nas realidades e necessidades da pasta.

“Nosso objetivo com o pedido é a revisão dos impactos da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 188/STF, que provocou quedas consideráveis aos municípios, como em Caraguatatuba, que registrou um déficit de R$ 12 milhões no repasse do Qese (Quota Estadual do Salário-Educação)”, explicou o prefeito Aguilar Junior. “A criação da Câmara Técnica é para debater, inclusive, essa questão dos repasses”.

Os presentes puderam acompanhar palestras em temas elencados pelos próprios secretários, entre elas, da Professora Márcia Aparecida Bernardes, Coordenadora Estadual do Programa Alfabetização na Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo, que discorreu sobre “Alfabetização em Regime de Colaboração”; do Professor Cesar Callegari, do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), que contribuiu sobre “Planejamento e Gestão de Recursos da Educação”, além de outros profissionais especializados em temáticas como “A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos” e “Os desafios do cuidar da Educação”.

Caraguatatuba foi representada nesta reunião pela secretária de Educação, Márcia Paiva.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas
Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de tráfico de drogas

Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na noite de terça-feira (18), os agentes da Guarda Civil Municipal avistaram um indivíduo que retirava algo do mato e movia-se em direção a uma aglomeração de pessoas. Ao notar a presença da viatura da Guarda Civil, o indivíduo tentou se desvencilhar

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 21/02/2025
Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba
Ocorrência de furto de bicicleta é registrada pela Guarda Civil de Caraguatatuba

Durante patrulhamento pela região central da cidade, agentes da Guarda Civil Municipal encontraram dois indivíduos com comportamento suspeito, sendo que um deles correspondia às características de um indivíduo previamente assinalado pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) como autor do furto de duas bicicletas ocorridas na manhã da última quarta-feira (26).

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/02/2025
CaraguaPrev promove recadastramento anual obrigatório dos inativos aniversariantes de março
CaraguaPrev promove recadastramento anual obrigatório dos inativos aniversariantes de março

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês presencialmente até dia 31 de março (segunda-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O instituto é

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/03/2025
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro

A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu um alerta de monitoramento do Centro de Operações Inteligentes (COI), na segunda-feira (3) de que um indivíduo procurado da justiça circulava em um veículo tipo modelo motorhome. A ocorrência foi informada também pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2025
Agência Móvel da Sabesp disponibiliza atendimento à região norte de Caraguatatuba
Agência Móvel da Sabesp disponibiliza atendimento à região norte de Caraguatatuba

O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária de água e esgoto no município, disponibiliza sua Agência Móvel para atendimento à população ao longo do mês de março. O objetivo é facilitar o acesso dos munícipes aos serviços da companhia, e eliminar a necessidade de deslocamento até as

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 07/03/2025