Pesquisar No Site

Chuvas de cabeceira e cheia do Juqueriquerê impedem drenagem e causam alagamentos nos bairros

Publicado em: 26/01/2024
Destaques
Chuvas de cabeceira e cheia do Juqueriquerê impedem drenagem e causam alagamentos nos bairros
Chuvas de cabeceira e cheia do Juqueriquerê impedem drenagem e causam alagamentos nos bairros

Apesar de as chuvas terem diminuído em Caraguatatuba, o índice de acumulado apontado pelos pluviômetros do Cemaden ainda não diminuiu. Na região da Tabatinga o acumulado ainda registra 266mm em 72 horas e no Massaguaçu,  210mm no mesmo período.

#PraTodosVerem: Vista aérea de alagamento na região Sul (Foto: Divulgação/PMC)

A região Sul também tem pontos de alagamento nos bairros Morro do Algodão, Rio Marinas e Perequê Mirim. Equipes da Prefeitura de Caraguatatuba estão nestes locais para auxiliar os moradores no que for necessário.

A principal causa desses alagamentos são as chamadas chuvas de cabeceira, de grande volume, ocorridas no sopé dos morros e projetadas para a planície da cidade, que acabam provocando o transbordo de rios e alagamentos.

O fenômeno meteorológico é considerado atípico e é atribuído à passagem do El Niño, já previsto para 2024 com forte intensidade. O El Niño, fenômeno natural categorizado como uma “anomalia climática” repete-se em intervalos irregulares, que costumam variar entre dois e setes anos. Esse evento climático acontece em razão do aquecimento extremo das águas do Oceano Pacífico.

Quando ocorrem as chuvas de cabeceira, toda a planície é alagada. E, no momento da drenagem, quando a maré está alta, ela atua como uma muralha, impedindo o escoamento. Na madrugada de quinta-feira (25) para sexta-feira, a maré atingiu 1,2 metros, só tendo descido às 8 horas de sexta-feira, atingindo 0,5 metros. São nestes momentos de maré baixa que ocorre a maior possibilidade de drenagem.

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Campos Junior, falou sobre a preocupação com as chuvas de cabeceira. “O volume de chuva na região da Fazenda Serramar, assim como na Tabatinga, é muito grande e essa água tende a escoar a qualquer momento. A chuva de cabeceira é anormal e, por isso, temos que ter atenção”.

Os sistemas de drenagem implantados pelo município ajudaram no escoamento das águas, mesmo em período de maré alta durante a madrugada.

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos também trabalham preventivamente no desassoreamento de valas de drenagem, córregos, rios. Outro trabalho preventivo feito sistematicamente pela Sesep é o de desobstrução de canais de drenagem de bocas-de-lobo.

Drenagem

#PraTodosVerem: Enrocamento do rio Juqueriquerê visto do alto (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, todas as equipes da Prefeitura estão de prontidão para atender quaisquer ocorrências que possa surgir por conta das chuvas. “Vamos continuar trabalhando ininterruptamente com equipes de plantão 24 horas”, esclareceu.

Ele destaca a importância de obras contra enchente implantada na cidade, que surtiram efeito imediato. “Pudemos observar que as obras entregues do Pontal Santamarina, do Jardim do Sol e da Avenida Brasília ajudou no escoamento rápido apesar do grande volume de água”.

Aguilar Junior lembra ainda que intervenções importantes estão sendo realizadas na cidade, como as obras contra enchente, entre elas, na Rua Alta Tensão (Perequê-Mirim), bem como em ruas do Golfinhos.

Outra importante intervenção de drenagem para Caraguatatuba, em andamento, é o enrocamento do Rio Juqueriquerê, a maior obra de molhes do Brasil. Mesmo ainda não finalizada, o enrocamento já está beneficiando a drenagem nos bairros do Porto Novo, Barranco Alto, Morro do Algodão e Rio Marinas.

Nos próximos dias serão anunciadas mais intervenções no POD (Programa de Obras de Drenagem) com mais de R$ 50 milhões investidos. Serão beneficiados os seguintes locais: Rua Itália Bafi – Massaguaçu; Rua Henrique Maximiliano – Travessão; Rua Sebastião Francisco – Travessão; Avenida José Cândido Capelli – Porto Novo; Abra de Dentro – Pegorelli; Drenagem Tinga; Drenagem Olaria; Drenagem Cidade Jardim; Rua Alvarenga Peixoto – Aruan; Avenida Avelino Alves – Pegorelli; Drenagem Morro do Algodão; Drenagem Massako Sone; Drenagem Centro; Drenagem Verde Mar; Drenagem Pontal Santamarina; e Drenagem Rio do Ouro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social
Prefeitura divulga classificação para bolsa de estudos para alunos em vulnerabilidade social

A Prefeitura de Caraguatatuba divulga nesta terça-feira (05) em Diário Oficial do Município, a classificação para concessão de bolsas de estudos no Colégio Módulo para alunos em vulnerabilidade social. Veja aqui O processo seletivo teve a finalidade de conceder um total de 39 bolsas de estudos, que vão de 33,33%

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/11/2024
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba
2ª audiência pública do orçamento de 2025 será dia 13 de novembro na Câmara de Caraguatatuba

A segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o ano que vem. Técnicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 05/11/2024
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão

A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de  limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 31/10/2024
EDP realiza blitz de segurança em Caraguatatuba para prevenção de acidentes com energia na construção civil
EDP realiza blitz de segurança em Caraguatatuba para prevenção de acidentes com energia na construção civil

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Litoral Norte, promove, na quinta (24) e sexta-feira (25), em Caraguatatuba, ações de conscientização para os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil. A Blitz de Segurança, que percorrerá canteiro de obras da cidade, faz parte da campanha de segurança da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/10/2024
Com ajuda do COI de Caraguatatuba, Polícia Civil consegue localizar procurados por furto em loja de eletrônicos
Com ajuda do COI de Caraguatatuba, Polícia Civil consegue localizar procurados por furto em loja de eletrônicos

As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram a Polícia Civil a localizar dois indivíduos que, na semana passada, levaram cerca de R$ 100 mil em equipamentos de uma loja de eletrônicos. Os indivíduos foram encontrados em suas residências no bairro Morro do Algodão, região

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/11/2024