Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe visita de técnicos da Defesa Civil do Estado para vistorias em áreas de risco
Caraguatatuba recebe visita de técnicos da Defesa Civil do Estado para vistorias em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu na tarde de terça-feira (23) a visita de técnicos da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que vieram fazer vistorias em áreas de risco no município.
A equipe atendeu à solicitação do coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, Capitão Campos Júnior. Após as chuvas fortes ocorridas na cidade durante o fim de semana e a chuva contínua durante a semana, com acumulados registrados em mais de 100mm em 72 horas, o coordenador solicitou apoio do Estado para fazer uma análise das áreas mais críticas.
A vistoria foi feita em um único ponto crítico, no bairro Estrela d’Alva, região central da cidade, onde, durante as chuvas, houve um acúmulo de grande volume de lama na base da encosta de um morro e ao longo da rua Aldair José dos Santos. Foi verificado que a origem da lama é de um platô sem vegetação, no topo do morro.
Também durante a vistoria, as equipes estiveram em contato com os moradores do local, para transmitir orientações a respeito dos riscos observados na área.
A Defesa Civil municipal prossegue com o monitoramento, visando o acompanhamento da evolução dos processos de instabilidades geotécnicas, processos erosivos nos taludes e bolsões de acúmulos de água que foram detectados no topo da encosta.
Será dada atenção especial à área quando registrados altos índices pluviométricos, para os períodos de 24h e acumulados de 72h, conforme protocolos adotados nos Planos Preventivos de Contingência da Defesa Civil local.
Estado de Observação
As previsões de chuva para esta quarta (24), de acordo com o modelo WRF do CPTEC/INPE (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), é de 8 a 22 milímetros por dia. E para quinta-feira (25/1) de 8 a 25 milímetros.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na manhã de quarta-feira, os pluviômetros registravam acumulados de 117,34mm em 72 horas no bairro Tabatinga, região Sul e 58,89mm no Rio do Ouro, região central.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Veja Também Recentes
Escola de Bailados de Caraguá apresenta “O conto de Lise” no Teatro Mario Covas
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) apresenta o 18º espetáculo de encerramento da Escola de Bailados de Caraguatatuba: “O conto de Lise”, balé que estreou em 2019 e volta para abrilhantar o palco do Teatro Mario Covas no dia 28 de novembro, às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
Alunos da Guarda-Mirim recebem certificado do projeto “Bombeiro na Escola”
Na sexta-feira (22), à noite, na sala Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação, 52 alunos da Guarda-Mirim receberam a certificação por participarem do programa “Bombeiro na Escola”. O curso teve duração de quatro aulas, uma por semana, com o instrutor cabo PM Sérgio Giovani Vieira da Silva Costa, do
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Caraguatatuba intensifica vacinação contra Febre Amarela para pessoas não vacinadas
Por recomendação da Secretaria Estadual de Saúde, Caraguatatuba inicia nesta segunda-feira (4), intensificação da vacina contra a Febre Amarela para pessoas que ainda não foram vacinadas. A medida é devido ao recente registro de casos de febre amarela em Serra Negra (SP), que resultou em um óbito. Por conta disso