Pesquisar No Site
Boletim Chuvas (25/1) – 11h00
Boletim Chuvas (25/1) – 11h00
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que o acumulado de chuvas chega a 155 milímetros nas últimas 12 horas, com grandes volumes nos bairros Jetuba, Massaguaçu, Tabatinga e Porto Novo. O volume registrado somente em 12 horas ultrapassou o que era previsto para três dias (150 milímetros).
O órgão registrou vários chamados devido aos pontos de alagamentos, entre eles, na região do Jetuba. O escoamento foi dificultado por conta da maré alta durante a madrugada.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalham nos bairros para desobstrução de locais com problemas de escoamento das águas.
O volume de água alagou parte das Unidades Básicas de Saúde do Porto Novo e Casa Branca. Os funcionários realizam limpeza nos locais para restabelecer o atendimento ainda na manhã desta quinta-feira (25/1).
Uma família com 9 pessoas e um cachorro foi removida de sua residência no bairro Martim de Sá para a casa de parentes. E outra família com 2 pessoas e um cachorro foi removida do bairro Golfinhos também para casa de parentes.
A Defesa Civil registrou ainda queda de quatro árvores, sendo uma em rede elétrica (Centro) e duas em vias públicas (Sumaré e Cidade Jardim). Outra árvore com risco de queda iminente em residência foi retirada de risco pela equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, no bairro Casa Branca.
O município se encontra no “Estado de Atenção”, de acordo com o PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil).
O Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) emitiu um alerta apontando para risco alto de movimento de massa por conta do acumulado de chuva. O monitoramento nas áreas de risco continua sendo realizado pelas equipes da Defesa Civil de Caraguatatuba.
Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Atendimento da Coleta Seletiva
A Secretaria de Meio Ambiente informa que a Coleta Seletiva estará suspensa nesta quinta (25) e sexta-feira (26) devido à necessidade de reparo nos caminhões por conta das chuvas.
A Prefeitura recomenda que os cidadãos utilizem um dos quatro Ecopontos do município como uma alternativa para o descarte de materiais durante esse período, uma vez que esses locais recebem materiais recicláveis.
É muito importante não deixar materiais nas vias públicas, calçadas e terrenos, pois o descarte incorreto pode acarretar transtornos adicionais, especialmente durante os períodos de chuva, quando esses materiais podem obstruir as valas de drenagem e causar problemas de escoamento da água.
A previsão inicial é que o serviço seja retomado a partir da próxima semana.
Os Ecopontos ficam localizados:
– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Tinga: Avenida Rio Grande do Norte, Tinga – rua principal da Feira do Rolo. Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo à Praça do ParCão. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três. Funcionamento: Segunda a sábado, das 8h30 às 17h e domingo, das 8h30 às 14h.
Veja Também Recentes
Câmara recebe 1ª audiência pública do orçamento de 2025 de Caraguatatuba na próxima segunda-feira
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba será tema de duas audiências públicas na próxima segunda-feira (4/11) e no dia 13 de novembro (quarta-feira), a partir das 18h, na Câmara Municipal, no Centro. O projeto estima a receita e fixa a despesa do município para o
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
Prefeitura de Caraguatatuba faz a limpeza de valas de drenagem no Travessão
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro do Travessão, região Sul da cidade. O trecho em andamento esta semana fica nas imediações do campo esportivo do Fortaleza. A ação é realizada pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que trabalha
Caraguatatuba recebe GIRO PRO, ação do programa CULTSP PRO do Governo de São Paulo
Caraguatatuba receberá, no dia 11 de novembro, o GIRO PRO, uma iniciativa do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, voltado à qualificação de profissionais e ao incentivo à inovação no setor cultural e criativo