Pesquisar No Site
Atores e grupos de Caraguatatuba integram livro sobre produção teatral paulista
Atores e grupos de Caraguatatuba integram livro sobre produção teatral paulista
Na tarde da última quarta-feira, 10, Luciano Draetta fez a entrega da publicação à presidente da Fundacc, Malu Baracat
O livro “Teatro de grupo em tempos de ressignificação: criações coletivas, sentidos e manifestações cênicas no estado de São Paulo” conta a história e os processos criativos de 335 grupos de teatro, uma cartografia minuciosa das artes cênicas, fazendo jus aos coletivos e seus trabalhos primorosos. Realizado por uma rede de 50 pesquisadores que mobilizou artistas e grupos, a publicação tem organização de Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, ao lado de Alexandre Mate, Elen Londero e Marcio Aquiles. A publicação conta com textos que descrevem a história, os processos criativos, as principais referências estéticas, parcerias e pedagogias.
Integrando o capítulo Histórias e apontamentos sobre a prática e criação teatral na Baixada Santista, Litoral Norte e Registro estão vários grupos de Caraguatatuba, o grupo Mamulengo de Si Mesmo, os contadores de histórias, Nhá Rita e Leco Borba, a Plantadeira de Histórias e o Teatro de Trincheira. Cada um com sua trajetória fortalece a história do teatro no município e a arte cênica na região. Luciano Draetta, artista, palhaço, ativista e produtor cultural, foi o responsável pela pesquisa no Litoral Norte, integrando a equipe que cobriu a região.
Na tarde da última quarta-feira, 10, Luciano Draetta fez a entrega da publicação à presidente da Fundacc, Malu Baracat, para ser disponibilizado na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt. Representantes dos grupos que integram o livro também receberam a publicação. Posteriormente, o livro será disponibilizado para download gratuito no site da SP Escola de Teatro.
Para Draetta, “é muito importante o mapeamento de grupos do interior e tenho muito orgulho e satisfação por ter contribuído com a pesquisa e deixar esse legado, o registro do Litoral Norte, com essa diversidade de linguagens e procedências. Agradeço aos grupos que contribuíram com seus depoimentos e imagens para que tivéssemos esse resultado”, enfatizou.
Sobre o livro
A edição é da Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), organização social responsável pela idealização e gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O lançamento foi realizado em 4 de outubro, na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, com distribuição gratuita de exemplares.
O primeiro volume, contemplado com o Prêmio Especial APCA 2021, focava no sujeito histórico teatro de grupo na capital e na Grande São Paulo, esta nova publicação tem como escopo o Interior e o Litoral do Estado.
Esse material é complementado por artigos teóricos de acadêmicos e pesquisadores que têm esse fenômeno como objeto de estudo. “Foi um trabalho hercúleo, como se pode perceber neste livro de quase 900 páginas, realizado graças ao esforço coletivo da ADAAP e essa maravilhosa trama de acadêmicos, artistas e grupos que conseguimos unir. Foram quase três anos de pesquisa, agora finalmente materializados nesta linda edição”, afirma Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.
Veja Também Recentes
8º Festival de Cinema de Caraguatatuba – Curta Caraguá, movimenta a cidade de 8 a 12 de novembro
Tem início no dia 8, sexta-feira, no Teatro Mario Covas, o Curta Caraguá 2024 – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, criado há quase uma década para estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual nos jovens e formação de público no município. A entrada é gratuita. Na programação, que segue até o dia 12 de novembro,
Campanha de vacinação contra a febre amarela imuniza 474 pessoas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba encerrou a Campanha de Intensificação da Vacinação contra a Febre Amarela, com 474 pessoas imunizadas. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde como medida preventiva para aumentar a cobertura vacinal da população e proteger contra a doença. O público-alvo da campanha foram pessoas não
Prefeitura fiscaliza possíveis ligações clandestinas de esgoto no Rio Guaxinduba
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, com o apoio da Polícia Ambiental, fiscalizou nesta segunda-feira (18) possíveis ligações de esgotos clandestinos no Rio Guaxinduba. Durante a ação por dentro do rio, foram detectados alguns tubos que, possivelmente, são provenientes de ligações clandestinas. Se constatada a veracidade,
Caraguatatuba promove Campanha Novembro Azul com ações de conscientização sobre a saúde masculina
Em alusão à campanha Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês uma série de ações voltadas à promoção da saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância dos exames preventivos e dos cuidados
Fundacc divulga próximos passos para os selecionados da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Os resultados finais da primeira lista de classificação dos editais 43, 44, 45, 46 e 47/2024 da PNAB Caraguatatuba foram publicados no Diário Oficial do Município, no site https://fundacc.sp.gov.br/categorias/editais/ e no Linktree da PNAB https://linktr.ee/inscricaopnabcaragua . Nesta etapa, os artistas selecionados têm uma série de ações e procedimentos a serem