Pesquisar No Site
Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento registra presença de microalgas marinhas em Caraguatatuba

Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento registra presença de microalgas marinhas em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu nesta sexta-feira (15) um laudo da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento que alerta o município para presença de microalgas marinhas da espécie Pseudo-nitzschia spp.
A coleta do material foi realizada no dia 5 de dezembro e o resultado saiu nesta semana com aumento da contagem na amostra da água do mar. A floração da alga libera toxinas capazes de contaminar os moluscos que são organismos filtradores, incorporadas na carne de alguns animais comestíveis como, por exemplo, os mexilhões, ostras e vieiras.
O resultado da análise para saber se os moluscos foram contaminados ainda não foi enviado pela Secretaria Estadual, mas o município está em alerta como precaução, já que o consumo do alimento contaminado pode causar sintomas gastrointestinais, como vômito, diarreia, dor abdominal, tremor, dor de cabeça, podendo chegar a problemas neurológicos.
Diante disso, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Vigilância Sanitária estão nesta manhã orientando maricultores e comerciantes da cidade a suspenderem provisoriamente a venda e consumo dos moluscos até que a nova avaliação seja feita.
A Secretaria Estadual prevê nova análise na próxima semana para verificar se não há mais registro de presença da microalga marinha.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde destaca que até o momento não houve notificação desses sintomas nas unidades de saúde, mas já emitiu alerta às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que fiquem atentas aos pacientes que apresentarem os sintomas citados e investiguem se houve consumo recente de moluscos.
Veja Também Recentes

Contribuintes podem quitar IPTU 2025 de Caraguatatuba com 10% de desconto até quinta-feira
O desconto de 10% no pagamento à vista na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 vence na próxima quinta-feira (20/2). O Governo Municipal distribuiu 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. O contribuinte também tem a opção de pagar a cota única do IPTU, com

Caraguatatuba oferece 142 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 142 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (26/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atendeu uma série de ocorrências na última quinta-feira (6) envolvendo queda de árvores, retirada de colmeias e vespeiros. O trabalho de retirada da árvore em uma via pública no centro da cidade foi realizado pelos agentes da

Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba
O coletivo Rapecca realiza neste sábado (22/2), das 15h às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, uma feira agroecológica aberta ao público com diversas atrações. Além de contar com a participação de expositores da região, os integrantes do coletivo também propõem outras atividades, como rodas de conversa e oficinas,

Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março
A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível para inclusão de novos beneficiários, atualizações cadastrais e consultas, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2025. A interrupção ocorre em nível nacional devido à migração do sistema, atualmente administrado