Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba fortalece Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Prefeitura de Caraguatatuba fortalece Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as estratégias para coibir o trabalho infantil no município, mantendo as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sempre ativas.
Com esse trabalho em ação, Caraguá foi líder no ranking entre as cidades do Estado de São Paulo em 2022. Desde então, a Prefeitura destaca o que é o programa e quais são os seus objetivos.
O PETI busca prevenir e erradicar a exploração do trabalho de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14.
O programa teve início em 1996, como uma ação do Governo Federal em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com foco na erradicação do trabalho de crianças em carvoarias na região de Três Lagoas (MS).
Ao longo dos anos, o PETI expandiu sua cobertura para todo o país, tornando-se uma iniciativa do Estado Brasileiro para implementar políticas públicas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil. Seguindo as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), o programa é de caráter intersetorial e compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e a oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, identificados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A Resolução nº 08, de 18 de abril de 2013, definiu as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) no âmbito do SUAS. Essas ações buscam acelerar as medidas de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
As AEPETI são estruturadas em cinco eixos principais: informação e mobilização para desenvolver ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, proteção social para essas crianças e adolescentes e suas famílias, apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização, e monitoramento das ações do PETI.
Para alcançar os resultados esperados, as ações estratégicas são desenvolvidas de forma articulada pela rede socioassistencial do SUAS, pelos fóruns de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador, e pelas demais políticas públicas. O objetivo é promover uma abordagem abrangente e efetiva na luta contra o trabalho infantil e garantir a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Caraguatatuba fortalece este trabalho, buscando sempre aprimorar as estratégias e ações para erradicar o trabalho infantil e oferecer um futuro melhor para as crianças e adolescentes do município.
Veja Também Recentes

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba oferece 181 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 181 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (10/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas