Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba fortalece Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Prefeitura de Caraguatatuba fortalece Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba tem reforçado as estratégias para coibir o trabalho infantil no município, mantendo as atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sempre ativas.
Com esse trabalho em ação, Caraguá foi líder no ranking entre as cidades do Estado de São Paulo em 2022. Desde então, a Prefeitura destaca o que é o programa e quais são os seus objetivos.
O PETI busca prevenir e erradicar a exploração do trabalho de crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14.
O programa teve início em 1996, como uma ação do Governo Federal em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com foco na erradicação do trabalho de crianças em carvoarias na região de Três Lagoas (MS).
Ao longo dos anos, o PETI expandiu sua cobertura para todo o país, tornando-se uma iniciativa do Estado Brasileiro para implementar políticas públicas voltadas ao enfrentamento do trabalho infantil. Seguindo as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), o programa é de caráter intersetorial e compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e a oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, identificados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A Resolução nº 08, de 18 de abril de 2013, definiu as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) no âmbito do SUAS. Essas ações buscam acelerar as medidas de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
As AEPETI são estruturadas em cinco eixos principais: informação e mobilização para desenvolver ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, proteção social para essas crianças e adolescentes e suas famílias, apoio e acompanhamento das ações de defesa e responsabilização, e monitoramento das ações do PETI.
Para alcançar os resultados esperados, as ações estratégicas são desenvolvidas de forma articulada pela rede socioassistencial do SUAS, pelos fóruns de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador, e pelas demais políticas públicas. O objetivo é promover uma abordagem abrangente e efetiva na luta contra o trabalho infantil e garantir a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes.
A Prefeitura de Caraguatatuba fortalece este trabalho, buscando sempre aprimorar as estratégias e ações para erradicar o trabalho infantil e oferecer um futuro melhor para as crianças e adolescentes do município.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba realiza desobstrução da vala de drenagem entre bairros Jardim Britânia e Aruan
Na terça-feira (21), a equipe da secretaria de Serviços Públicos, com o apoio da Defesa Civil de Caraguatatuba realizou o desassoreamento da vala de drenagem na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, entre os bairros Jardim Britânia e Jardim Aruan. A ação teve o objetivo de remover a areia, lodo e
Adrena Run – Etapa Primavera reúne mais de 400 atletas em desafio no Morro Santo Antônio
Caraguatatuba recebeu no último domingo (26/1) a Adrena Run – Etapa Primavera, com mais de 400 atletas de todo o Estado para celebrar o fim da estação. A tradicional prova contou com percursos de 7 km, com uma volta no Morro Santo Antônio, e 14 km, para os competidores que
Caraguatatuba segue com credenciamento de músicos para apresentações em eventos da Prefeitura
A Secretaria de Turismo continua com o credenciamento de músicos profissionais da cidade para apresentações em eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Caraguatatuba. O credenciamento fica aberto até o dia 19 de julho de 2025 para atividades de produção musical, bandas, trios, duplas, cantores solos e DJs qualificados para
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024. O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo:
Guarda Civil Municipal apoia operação contra tráfico de drogas em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba participou de uma operação de combate ao tráfico de drogas no Residencial Caraguatatuba 2 nesta quarta-feira (15/1). A ação foi iniciada após solicitação da Polícia Militar, que pediu apoio para atender a uma ocorrência envolvendo resistência à prisão. Viaturas e agentes da GCM