Pesquisar No Site

Obras do Enrocamento completam 600 dias e prefeito anuncia início do desassoreamento do Rio Juqueriquerê

Publicado em: 07/12/2023
Destaques
Obras do Enrocamento completam 600 dias e prefeito anuncia início do desassoreamento do Rio Juqueriquerê
Obras do Enrocamento completam 600 dias e prefeito anuncia início do desassoreamento do Rio Juqueriquerê

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, realizou na manhã desta quinta-feira (7/12) uma prestação de contas dos 600 dias das obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê, o maior rio navegável do Litoral Norte.

O evento foi realizado na Marina da Barra, no Porto Novo, e contou com a presença de representantes da comunidade pesqueira, de marinas, empresários e vereadores.

A obra de enrocamento do Rio Juqueriquerê é a segunda maior de contenção do país, com investimentos que giram em torno de R$ 42,5 milhões.

Atualmente o Molhe Sul tem 1.098 metros executados de um total de 1.350 metros. Já o Molhe Norte tem 1.185 metros executados de um total de 1.200 metros. A prioridade, segundo o prefeito, é o término do trecho do Molhe Norte, pois por ele há muita entrada de vento e acúmulo de areia com a maré provocando mais assoreamento do rio.

O prefeito Aguilar Junior aproveitou a oportunidade para anunciar no encontro o início dos trabalhos de desassoreamento do rio (dragagem) a partir da próxima semana, graças a uma parceria com o Governo do Estado, por meio Programa Rios Vivos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

#PraTodosVerem: Foto mostra equipamentos que serão utilizados na dragagem do Rio Juqueriquerê

Os equipamentos de dragagem já se encontram no local e pesam cerca de 30 toneladas. Os trabalhos devem durar cerca de três meses e tem como objetivo revitalizar uma extensão de 800 metros do rio, compreendida entre a Rodovia SP-55 e o acesso à Rua Porto Novo, no bairro Porto Novo.

O sistema realizado será de desassoreamento com escavadeira embarcada com a retirada de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de sedimentos do leito do rio. Essa quantidade equivale a 1,7 mil caminhões basculantes.

Além de restabelecer as condições naturais do rio, a medida tem como propósito melhorar o escoamento das águas do canal, contribuindo significativamente para melhor navegação de embarcações e acesso às marinas, além de reduzir o risco de enchentes para uma população de cerca de 43 mil habitantes.

“Quero agradecer a diretora regional do DAEE, Márcia, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado, Natália Resende, bem como o governador Tarcísio de Freitas, por nos atender prontamente com os equipamentos para realizar o desassoreamento. As obras vão avançar e nossa expectativa é entregar o empreendimento três meses antes do previsto, ou seja, em abril de 2024”, disse o prefeito.

A região do entorno do Rio Juqueriquerê conta com 13 marinas que empregam pelo menos 120 colaboradores diretos e 100 indiretos. Cerca de 1,5 mil embarcações circulam pelo local, que conta ainda com um Entreposto de Pesca e um estaleiro.

Segundo o prefeito Aguilar Junior, entre os benefícios do empreendimento estão a melhoria da drenagem, a segurança na navegação, a garantia do acesso irrestrito para a comunidade pesqueira, esporte e lazer; além de estimular as atividades marítimas e gerar empregos.

Presente no evento, quem elogiou a obra foi o Capitão de Fragata e Delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, André Luís Abreu Castelo Branco.

“Acompanho desde o início a obra, que será de extrema importância para a comunidade pesqueira e para a segurança náutica, ajudando no trabalho da Marinha do Brasil. Parabenizo esse importante empreendimento e a visão do prefeito Aguilar Junior e sua equipe”, disse.

Além do enrocamento, o local receberá a urbanização do Molhe Norte até a Praça de Eventos do Porto Novo, cuja verba na ordem de R$ 6,5 milhões será liberada pelo Estado, por meio do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias).

O projeto completo prevê calçada, ciclovia, bancos, bem como a urbanização da raiz e do mole do enrocamento do Juqueriquerê com a instalação de guarda corpo, além de monumento que fará a releitura da embarcação utilizada na antiga Travessia do Juqueriquerê.

Passo a passo

O início dos estudos para as obras de enrocamento do Rio Juqueriquerê ocorreu em 2017.

Depois de muita avaliações técnicas, a licença da Cetesb foi emitida em agosto de 2020, enquanto em setembro foi aberta concorrência pública para o empreendimento. A obra teve início em abril de 2022.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura

Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Leia Mais Guarda Civil Municipal Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 01/04/2025
Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril
Oficina de Introdução à Linguagem Cinematográfica abre programação cultural de abril

O programa Pontos MIS realiza no dia 1º/4 (terça-feira), às 14h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, a oficina audiovisual “Introdução à linguagem cinematográfica: Direção, Fotografia e Som”, com Bruno Carneiro. A oficina é gratuita e tem classificação de 18 anos.  As vagas são limitadas e a inscrição deve ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/03/2025
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia - No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira

A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 27/03/2025