Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC

Publicado em: 21/12/2023
Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC
Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC

Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba e cerca de 100 Agentes Comunitários de Saúde do município estiveram reunidos nesta quinta-feira (21), em auditório da Fundacc, para definir estratégias de ação dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

O objetivo da reunião foi falar sobre o PPDC e preparar o grupo de agentes de Saúde para ações específicas nos momentos críticos em que for necessário o trabalho preventivo de retirada de pessoas de áreas de risco.

Estiveram presentes ao encontro o coordenador da Defesa Civil, Capitão Campos Júnior; o secretário da Saúde, Gustavo Boher;  a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e a secretária de Assistência Social, Mariana Estella Cestari Lese, entre outras autoridades.

Na ocasião, Campos Júnior exibiu o vídeo “Áreas de risco: Informações para prevenção”, produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Veja no link: https://www.youtube.com/watch?v=w85h0_P5CCs , que de forma didática, mostra como detectar situações extremas em áreas de de risco como casas muito próximas a barrancos, trincas no solo, no chão das casas, nas paredes.

#PraTodosVerem: Coordenador da Defesa Civil, Campos Junior, fala aos agentes de Saúde em auditório

Para o Capitão Campos Júnior, ninguém conhece melhor a cidade que os agentes de Saúde. “Eles conhecem os bairros, as casas por dentro, seus moradores, pessoa por pessoa, os remédios que tomam, as pessoas com deficiência e suas necessidades especiais. São representantes que, somados, conhecem um por um dos mais de130 mil habitantes da cidade”.

Segundo ele, assim como os integrantes da Defesa Civil, os agentes de Saúde também estão na ponta da linha e, bem preparados, serão importantes nos momentos críticos que requerem a ação preventiva junto aos moradores em áreas de risco.

Ao final da reunião, foram definidos os chamados “pontos de encontro”, que são os locais onde as pessoas em áreas de risco serão levadas para ficar a salvo e em seguida serem resgatadas. Cada área de risco terá definido um ponto de encontro e quem serão os agentes de Saúde que estarão responsáveis pelo contato com esses moradores.

O PPDC

Desde o dia 1º de dezembro, Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2024 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.

O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.

Para monitorar as condições climáticas Caraguatatuba possui um sistema exclusivo de monitoramento chamado Monitor Geopixel, que nos auxilia com informações que são cruzadas com dados da Defesa Civil do Estado e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Uma das novidades desta temporada serão as previsões mais precisas que vêm de uma estação meteorológica recentemente instalada em Ilhabela e que vai monitorar todo o Litoral Norte.

As receber as previsões, a Defesa Civil de Caraguatatuba emite os alertas pelas redes sociais da Prefeitura e mensagens de texto (SMS) enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Oficina gratuita de roteiro é destaque do Pontos MIS em Caraguatatuba nesta sexta-feira

A Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (28/3), às 16h, a oficina do Pontos MIS “É tudo palavra! Livro = Roteiro?”, ministrada por Giuliana Monteiro. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser realizada por meio do formulário https://tinyurl.com/yck3kv4w. Classificação 16 anos. A oficina é gratuita e aborda as

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/03/2025
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva

No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 14/04/2025
Equipe da Secretaria de Assistência Social inicia visitas domiciliares a famílias unipessoais para comprovação no Cadastro Único
Equipe da Secretaria de Assistência Social inicia visitas domiciliares a famílias unipessoais para comprovação no Cadastro Único

O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que serão realizadas visitas domiciliares, obrigatórias, para inclusão ou atualização de cadastros unipessoais no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A medida visa assegurar a veracidade das informações fornecidas por indivíduos que se declaram como famílias unipessoais, ou seja, pessoas que

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza Publicado em 18/03/2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
GCM de Caraguatatuba localiza três motos roubadas no Jardim Gaivotas
GCM de Caraguatatuba localiza três motos roubadas no Jardim Gaivotas

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu, na noite de sábado (15), uma denúncia por meio do Centro de Operações Inteligentes (COI), sobre uma residência que abrigava diversas motos roubadas, no Jardim Gaivotas. No local, os guardas municipais localizariam três motos que foram furtadas, sendo uma delas já em processo

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/03/2025