Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza mais de 550 acolhimentos às mulheres e famílias em situação de rua pelo CATEP em um ano

Caraguatatuba realiza mais de 550 acolhimentos às mulheres e famílias em situação de rua pelo CATEP em um ano
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem destacado os esforços para promover o trabalho da Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP) – Feminina e Família. O resultado é tão positivo que já registra 552 acolhimentos realizados desde outubro de 2022.
O objetivo do local é acolher temporariamente as mulheres entre 18 e 59 anos e 11 meses, além de famílias que se encontram em situação de rua no município.
Dentro da CATEP, são realizados encaminhamentos e acompanhamentos de demandas nas áreas de saúde, assistência social, educação e empregabilidade. Desde sua inauguração, em outubro de 2022, foram realizados 552 acolhimentos.
Os resultados mostram que 25% das pessoas acolhidas conseguiram alugar moradia ou retornaram para suas famílias em Caraguatatuba ou outros municípios.
Atualmente, há duas mulheres acolhidas que estão trabalhando em regime CLT no comércio local e estão em busca de moradia. Com o trabalho da Prefeitura, a chance de um recomeço se torna possível para estas mulheres.
A Secretária de Assistência Social, Mariana Cestari, destaca que o trabalho é realizado de forma individual ou em grupos, visando estimular a autonomia e a autoestima das assistidas. “Nosso objetivo é fazer com que as mulheres possam se reconhecer como pessoas de direito, capazes e responsáveis pelas próprias vidas”, explica.
Durante esta semana, três mulheres acolhidas solicitaram desistência do acolhimento. Uma delas conseguiu trabalho e moradia própria, enquanto as outras duas encontraram moradia alugada com o auxílio de seus benefícios sociais. Essas acolhidas receberam orientações e foram encaminhadas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seus respectivos bairros.
A CATEP está localizada na Avenida Antônio Francisco Pascoal Peliciari, 2030, no bairro Cantagalo, em Caraguatatuba-SP. Para entrar em contato, utilize o telefone (12) 3600-2962 ou envie um e-mail para catep.feminina@comunidaderestitui.com.br.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza ação para mulheres no Centro de Referência para População em Situação de Rua
Em meio às celebrações do Mês da Mulher, datas que promovem reflexões importantes sobre igualdade, reconhecimento e valorização feminina, diversas ações têm sido promovidas em diferentes setores da sociedade. Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Assistência Social, de Caraguatatuba promoveu uma ação especial em homenagem às mulheres que trabalham e

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.