Pesquisar No Site
Caraguatatuba mantém certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquista Selo Prata para Sífilis
Caraguatatuba mantém certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquista Selo Prata para Sífilis
Caraguatatuba manteve neste ano, o certificado pela eliminação da transmissão vertical de HIV concedida pelo Ministério da Saúde e conquistou o Selo Prata em Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (8) em cerimônia realizada em Brasília (DF).
Em 2022, o município conquistou o certificado da eliminação da transmissão vertical de HIV e conquistou o Selo Bronze em Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis, um avanço para Caraguatatuba.
O município foi representado pela secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo e pela diretora de assistência à saúde, Amélia Ferreira, que receberam o prêmio no auditório do Tribunal de Contas da União.
A sífilis e o HIV são infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que podem ser transmitidas verticalmente durante a gestação, na ausência de tratamento oportuno e adequado. A eliminação destes agravos consiste em um marcador da qualidade da atenção à saúde ofertada.
Caraguatatuba está desde 2018 sem registros de transmissão vertical pelo vírus HIV. O certificado de eliminação por HIV é concedido ao município que registra taxas de incidência menores ou igual a 0,5 caso por mil nascidos.
Já o Selo Prata em Boas Práticas para Transmissão Vertical da Sífilis é ofertado aos municípios que registram cinco casos a cada mil nascidos. A Secretaria de Saúde trabalha para redução das taxas de sífilis congênita e no próximo ano pleitear o Selo Ouro.
A transmissão vertical ou congênita ocorre quando a mãe não é diagnóstica e/ou tratada adequadamente e transmite a infecção do HIV à criança durante a gestação ou no parto. No caso do HIV, a transmissão também pode ocorrer durante a amamentação. Os testes diagnósticos, tratamento e medidas profiláticas estão disponíveis no SUS.
Em 2023, apenas 27 municípios paulistas apresentaram indicadores de impacto e de processo compatíveis para pleitearem a certificação e Caraguatatuba foi o único município que recebeu a recertificação, sendo destaque na região.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destaca todo trabalho da rede municipal de saúde na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desde a assistência ao pré-natal, no parto, purpério e no acompanhamento da criança. “Caraguatatuba já é referência na área da saúde e esse prêmio vem para reafirmar o compromisso dos gestores e profissionais para manter a eliminação do HIV e de outras doenças”, disse.
Veja Também Recentes
Prefeitura notifica e dá aviso prévio para OS João Marchesi por falta de transparência em prestação de contas
A Prefeitura de Caraguatatuba notificou na tarde de quinta-feira (07/11) a Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A notificação trata de um aviso prévio de 30 dias para que a OS deixe a administração das unidades. A
CCZ de Caraguatatuba encaminha 106 animais para adoção neste ano e 30 pets ainda aguardam um novo lar
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba continua com o trabalho de encontrar novos lares para cães e gatos resgatados em situações de maus tratos. Este ano, 106 animais já foram adotados, mas ainda 30 pets aguardam um novo lar. O CCZ costuma realizar uma vez por mês
Caraguatatuba participa do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas
A Prefeitura de Caraguatatuba participará do 1º Seminário Internacional Cidades Amigas das Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado no dia 28 de novembro (quinta-feira). O evento será totalmente on line, com transmissão pelo canal do YouTube da UNIVAP. Link para inscrição:
14º Festival do Mexilhão supera expectativas e comercializa 1,5 tonelada do molusco
O 14º Festival do Mexilhão, realizado no último final de semana, encerrou com chave de ouro o calendário gastronômico de 2024. Organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba e Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (Amapec), o festival movimentou a economia local ao comercializar cerca de 1,5 tonelada de
Prefeitura de Caraguatatuba e CIEE divulgam resultado definitivo do processo seletivo complementar de estágio
A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) publicaram a classificação final do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 na Edição 1.445 do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quinta-feira (7/11) e no site https://portal.ciee.org.br/ (“Vitrine de Processos”/ “Processos Públicos”/ “Brasão