Pesquisar No Site
Balada Inclusiva reúne mais de 150 alunos das APAEs de Caraguatatuba e Ilhabela, além de usuários do Ciapi

Balada Inclusiva reúne mais de 150 alunos das APAEs de Caraguatatuba e Ilhabela, além de usuários do Ciapi
O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) foi palco da “Balada Inclusiva”, promovida anualmente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).

#PraTodosVerem: DJ opera aparelho de som durante a festa (Foto: Divulgação/PMC)
A festa preparada pelas equipes da Sepedi e Ciapi/Acalento reuniu aproximadamente 150 pessoas entre alunos das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba e Ilhabela, além dos usuários do Centro Dia do Ciapi.
Uma das convidadas, Ana Lúcia Tavares de Lima, 38 anos, deficiente intelectual da APAE de Ilhabela, conta que é a segunda vez que participa da festa. “Gosto de dançar, gosto do ambiente diferente e de conhecer novas pessoas”, diz ela.

#PraTodosVerem: Pessoas em cadeiras de rodas danças com outras pessoas (Foto: Divulgação/PMC)
Também da APAE de Ilhabela, Jairo Pereira Gomes não lembra a idade que tem, mas sabe se divertir na Balada Inclusiva. “É a primeira vez que venho e me preparei para dançar muito”.
Marcel Augusto, de 40 anos, de Caraguatatuba, diz que é a primeira vez que participa da Balada Inclusiva. Sentado, ele prefere assistir as pessoas dançando e conversar com amigos ao redor da mesa, com ele.
A festa também contou com apresentações do Grupo do Grupo de Dança da Professora Ana Bernau, de dança de salão.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a Balada Inclusiva é uma das ações da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência (PcD). Para ele, o evento é uma oportunidade de proporcionar encontros e interações entre as pessoas com deficiência. “É maravilhoso ver como todos se divertem e interagem”.

#PraTodosVerem: Pessoas em cadeiras de rodas danças com outras pessoas (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Em Caraguatatuba estima-se que 5% da população seja PcD.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 161 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 161 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (17), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro
A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu um alerta de monitoramento do Centro de Operações Inteligentes (COI), na segunda-feira (3) de que um indivíduo procurado da justiça circulava em um veículo tipo modelo motorhome. A ocorrência foi informada também pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção

Funcionárias da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba celebram Dia Internacional da Mulher com café da manhã
Ao todo 113 funcionárias, entre servidoras e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) das Regionais Sul, Centro e Norte foram recepcionadas com um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (11/3), na Secretaria de Serviços Públicos, no Jardim Aruan, em Caraguatatuba. As homenageadas trabalham na

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly

Programa Comércio Legal segue com inscrições abertas para profissionais de contabilidade em Caraguatatuba
Técnicos contábeis, contabilistas, profissionais que atuam em escritórios de contabilidade e interessados na área podem participar do evento de reativação do Programa Comércio Legal no dia 19 de março (quarta-feira), às 8h, na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC), no Sumaré. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas