Pesquisar No Site
Balada Inclusiva reúne mais de 150 alunos das APAEs de Caraguatatuba e Ilhabela, além de usuários do Ciapi
Balada Inclusiva reúne mais de 150 alunos das APAEs de Caraguatatuba e Ilhabela, além de usuários do Ciapi
O salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) foi palco da “Balada Inclusiva”, promovida anualmente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12).
A festa preparada pelas equipes da Sepedi e Ciapi/Acalento reuniu aproximadamente 150 pessoas entre alunos das APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Caraguatatuba e Ilhabela, além dos usuários do Centro Dia do Ciapi.
Uma das convidadas, Ana Lúcia Tavares de Lima, 38 anos, deficiente intelectual da APAE de Ilhabela, conta que é a segunda vez que participa da festa. “Gosto de dançar, gosto do ambiente diferente e de conhecer novas pessoas”, diz ela.
Também da APAE de Ilhabela, Jairo Pereira Gomes não lembra a idade que tem, mas sabe se divertir na Balada Inclusiva. “É a primeira vez que venho e me preparei para dançar muito”.
Marcel Augusto, de 40 anos, de Caraguatatuba, diz que é a primeira vez que participa da Balada Inclusiva. Sentado, ele prefere assistir as pessoas dançando e conversar com amigos ao redor da mesa, com ele.
A festa também contou com apresentações do Grupo do Grupo de Dança da Professora Ana Bernau, de dança de salão.
De acordo com o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, a Balada Inclusiva é uma das ações da Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência (PcD). Para ele, o evento é uma oportunidade de proporcionar encontros e interações entre as pessoas com deficiência. “É maravilhoso ver como todos se divertem e interagem”.
Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência: física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla. Em Caraguatatuba estima-se que 5% da população seja PcD.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, entre outros.
Veja Também Recentes
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro
Caraguatatuba recebe mais de 1,2 mil pessoas no 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê
No último sábado (18), mais de 1,2 pessoas vieram à Caraguatatuba, entre atletas e público em geral, para o XIX Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê. Atletas de Caraguatatuba marcaram presença e mostraram habilidade, representando a Associação Kyokushinkaikan Karatê de Caraguá, sob a liderança dos Senseis Gualberto e Junior, além do
Câmara finaliza audiências públicas da atualização do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do CaraguaPrev
A Câmara Municipal promoveu duas audiências públicas sobre o projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) nas últimas segunda e quinta-feira (4/11 e 31/10), na sede do Legislativo, no Centro.
Prefeitura de Caraguatatuba participa de reunião da Tamoios para tratar da Operação Verão 2024/2025 referente ao trânsito
A Prefeitura de Caraguatatuba foi representada pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão na reunião realizada pela Concessionária Tamoios, para tratar da Operação Verão 2024/2025. O encontro foi feito na sede da Tamoios, no km 65 da rodovia, onde estiveram reunidos o secretário da Mobilidade Urbana e Proteção
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu a certificação Pró-Gestão Nível IV do Ministério da Previdência Social (MPS) como reconhecimento da gestão eficiente da entidade. Agora, Caraguatatuba é uma das cinco cidades brasileiras com o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes