Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalização em ferros velhos e reciclagens no município

Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalização em ferros velhos e reciclagens no município
Uma força tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba, realizada nesta sexta-feira (24), uniu a Secretaria de Urbanismo, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar para fiscalizar empresas de reciclagens e ferros velhos no município.

#PraTodosVerem: Carros da Secretaria de Urbanismo parado em frente a sacos de lixo recicláveis, em empresa de reciclagem (Foto: Divulgação/PMC)
Os agentes realizaram a vistoria de sete empreendimentos, no qual dois estavam em situação regular, um encontrava-se fechado, dois foram notificados por possuírem Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) vencido, e outros dois receberam notificações em relação ao comércio e a vigilância.
Um dos principais pontos abordados durante a ação foi a importância de garantir que os estabelecimentos atuem de forma adequada para o bem-estar da população e preservação do meio ambiente. O Secretário da pasta, Wilber Cardozo, ressaltou a necessidade de um estabelecimento regularizado.
“A reciclagem desempenha um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e na redução do impacto ambiental. Porém, é importante que esses estabelecimentos estejam devidamente regularizados e sigam as orientações para que todo o processo ocorra de forma segura e eficiente”, afirmou.
Os agentes verificaram a procedência dos materiais comercializados pelas empresas de ferros velhos, como cabos de energia, janelas e portas de alumínio, hidrômetros, entre outros. Essas medidas ajudam no combate às vendas de produtos adulterados ou ilícitos.
A Prefeitura mantém a constância na fiscalização desses empreendimentos e incentiva a população a denunciar casos de comércio irregular ou suspeito de produtos sem procedência.
E a ação contou com incentivo de uma moradora que presenciou o trabalho da Prefeitura. De forma anônima, ela explicou a importância dessa operação para acabar com o trabalho clandestino, que causa inúmeros transtornos. “Eu acho que está certo, a Prefeitura precisa ir atrás e ver quem está irregular, para não prejudicar aqueles que estão corretos”, disse.
Veja Também Recentes

Fundacc abre inscrições para 14º Litoral Em Dança
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas para o 14º Litoral Em Dança, que neste ano será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, no Teatro Mario Covas. Podem se inscrever bailarinos, escolas, academias ou grupos, como pessoa física, jurídica ou coletivo informal,

Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê é destaque na programação cultural do fim de semana
Aproximadamente 30 pessoas participaram no último sábado (26/4), de uma saída fotográfica pelas margens do Rio Juqueriquerê, realizada pelo fotógrafo Gustavo Grunewald. A ação integra o projeto Clube da Fotografia, idealizado e coordenado pelo profissional, que também é artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Caraguatatuba abre inscrições para Jogos Escolares Municipais 2025
Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares Municipais (JEM) 2025 de Caraguatatuba. O evento, regulamentado pela Lei Municipal nº 2.708 de 8 de março de 2024, tem como objetivo fomentar a prática esportiva entre os estudantes do ensino fundamental, promover a integração entre as escolas e a descoberta de