Pesquisar No Site
Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios
Caraguatatuba encerra reunião do Conselho Estadual do Idoso com participação de mais de 100 municípios
O segundo e último dia da 2ª reunião descentralizada do Conselho Estadual do Idoso, realizada em Caraguatatuba, no Teatro Espaço Cultural Mário Covas, contou com centenas de integrantes de Conselhos Municipais da Pessoa Idosa de todo Estado de São Paulo e profissionais de políticas públicas voltadas para o Idoso.
O encontro foi iniciado na segunda-feira (27) e encerrou nesta terça-feira (28), com objetivo de capacitar os conselheiros e impulsionar políticas voltadas para a pessoa idosa.
A reunião contou com representantes de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo, entre eles, São José dos Campos, Taubaté, Campinas, São Paulo, São Bernardo do Campo, Botucatu, São Simão, Ibiúna, Itapeva e Lorena.
No segundo dia de evento, foram abordados temas como: Velhice LGBT; Como tornar o Fundo Municipal da Pessoa Idosa um instrumento de captação de recursos e financiamento de projeto e Perspectivas; e ainda Desafios no trabalho das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral Saúde e Assistência Social.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso de Caraguatatuba, Amauri Barboza Toledo, falou brevemente sobre a forte captação de recursos municipais, oriundos do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a Zona Azul. O assunto despertou o interesse de todos os presentes.
Amauri explicou que 25,10% do valor arrecadado com a cobrança de estacionamento rotativo (Zona Azul) vai diretamente para o Fundo Municipal do Idoso, que possui um conselho deliberativo para definir como é usada a verba. “É uma arrecadação de recursos forte e contamos também com um Conselho Municipal extremamente participativo”, disse ele.
Outro tema de destaque da reunião foi a perspectiva e o desafio no trabalho das instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) sob a ótica da interdisciplinaridade/atendimento integral saúde e assistência social.
Amauri também teve a oportunidade de falar sobre a experiência de Caraguatatuba na instalação, em novembro, da primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência (ILP) administrada pelo município, em todo o país.
Referência
Caraguatatuba foi escolhida como sede do evento por ser referência no atendimento ao idoso no Estado de São Paulo. A cidade foi recentemente eleita a 16ª melhor para se viver com 60 anos ou mais no Brasil. Caraguá conta com diversos equipamentos voltados para o idoso, e recentemente inaugurou a primeira Instituição de Longa Permanência (ILP) da região, destinada ao idoso e à pessoa com deficiência.
Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais com a Orquestra de Violão e de Dança de Salão e dos alunos da oficina de canto de coral.
Veja Também Recentes
Procon de Caraguatatuba fornece dicas de pesquisa e economia na compra de materiais escolares
Com foco no equilíbrio orçamentário das famílias, busca de melhores ofertas de materiais didáticos e evitar golpes na internet, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba fornece algumas orientações que auxiliam na economia e conscientização dos consumidores durante a aquisição do material escolar de mais um ano letivo. De acordo com
Prefeitura de Caraguatatuba remove galhos para melhora da drenagem de avenida próxima ao Rio Guaxinduba
Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba retiraram diversos galhos e troncos do Rio Guaxinduba, na Martim de Sá, na manhã de quarta-feira (15/1). Além da equipe da secretaria, os agentes da Defesa Civil de Caraguatatuba acompanharam a ação que visa melhorar a drenagem na Avenida Nilo
Obras de esgoto são executadas nos bairros Golfinhos, Santa Rosa, Capricórnio e Massaguaçu
Continuam as obras de esgotamento sanitário dos bairros de Golfinhos, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Capricórnio e Massaguaçu, em Caraguatatuba. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa Litoral Norte, o maior programa ambiental da costa brasileira, e vão contribuir para melhorar as condições das praias do município que é
Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba entra em recesso a partir do dia 23
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba estará em atividade somente até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). A partir do dia 23, a instituição encerra suas atividades e entra em recesso. A reabertura, em 2025, está programada para o dia 2 de janeiro (quinta-feira). A instituição desenvolve ações que
Prefeitura de Caraguatatuba destaca conquistas nos serviços de Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba fecha o ano comemorando a ampliação das políticas de assistência social e a implementação de iniciativas que visam atender às necessidades da população. Um dos principais avanços foi a regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que agora conta com um orçamento mínimo de 4%