Pesquisar No Site

Caraguatatuba é a 1ª cidade da RMVale e 16ª do Brasil melhor para se viver com mais de 60 anos

Destaques
Caraguatatuba é a 1ª cidade da RMVale e 16ª do Brasil melhor para se viver com mais de 60 anos
Caraguatatuba é a 1ª cidade da RMVale e 16ª do Brasil melhor para se viver com mais de 60 anos

Dados divulgados pelo Instituto Longevidade, associação que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento nos municípios brasileiros, apontou que Caraguatatuba é a 16ª cidade do Brasil melhor para se morar com mais de 60 anos. A cidade lidera entre as cidades da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte (RMVale).

#PraTodosVerem: Idosos realizam ginástica em atividade desenvolvida no CIAPI

O levantamento foi feito em todas as cidades do Brasil e levou em consideração questões como saúde, economia e socioambiental para avaliar o bem-estar da população idosa. O Instituto Longevidade fez a análise em todos os 5.570 municípios do Brasil.

As cidades foram divididas em três categorias: grandes: com mais de 100 mil habitantes (326 cidades no total); médias: entre 34.850 e 99.999 habitantes (674 cidades no total); e pequenas: menos de 34.850 habitantes (4.570 cidades no total).

Caraguatatuba ficou a frente de importantes cidades do Vale do Paraíba, como Jacareí (46°), Guaratinguetá (50°), São José dos Campos (96°), Pindamonhangaba (103°) e Taubaté (154°).

Para a realização da pesquisa, foram consultados números e apontamentos de fones como DataSUS, INSS e principalmente o próprio IBGE.

Caraguatatuba é a cidade do Litoral Norte com melhor infraestrutura comercial, de saúde e para entretenimentos e isso já é um motivo para atrair inúmeros turistas e veranistas.

#PraTodosVerem: Idosos realizam atividade desenvolvida no CIAPI

A cidade, de acordo com os dados da IBGE em 2023, conta com 134.875 habitantes. Houve um crescimento da população idosa nos últimos anos e em comparativo com os dados do IBGE de 2010, os moradores acima dos 60 anos passaram de 11.305 em 2010 para mais de 22 mil em 2023.

Para atender toda essa demanda, cidade tem investido em unidades de Saúde e somente entre 2017 e 2023 entregou mais de 10 equipamentos públicos, que servem para atendimento da população geral, mas também aos idosos.

Além disso, Caraguatatuba é uma das poucas cidades da região que possui uma secretaria municipal específica para atendimento do idoso e a pessoa com deficiência (Sepedi) e que, inclusive, virou modelo para outras cidades.

Especificamente para o idoso mais independente, a Sepedi conta com o Centro Integrado à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), que atende cerca de 1 mil idosos em 47 atividades diferentes. Trata-se de um espaço para acolhimento, proteção e convivência de pessoas idosas independentes ou semi-dependentes que apresentem condições de risco ou vulnerabilidade social.

Já os idosos mais debilitados, a cidade conta com o Centro Dia, onde recebem acompanhamento de diversos profissionais e realizam atividades.

Além disso, a Sepedi possui convênio com três instituições de longa permanência particulares para acolhimento de 89 idosos em situação de vulnerabilidade. Já o Lar São Francisco atende cerca de 140 idosos a domicílio.

Outras 46 vagas serão criadas este mês para atender mais idosos na Instituição de Longa Permanência que está em construção no bairro Pontal Santamarina e será municipal.

“A população idosa tem uma política pública forte com uma secretaria exclusiva para implementar as ações e dar a garantia dos direitos dos idosos”, destaca o secretário dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Amauri Toledo.

Entretenimento

Como entretenimento fora das dependências do CIAPI, a Prefeitura de Caraguatatuba oferece em diversos bairros da cidade academias da Terceira Idade. Recentemente 15 novos foram instalados na cidade e cada kit é composto de multiexercitador 6 funções, simulador de caminhada duplo, simulador de cavalgada duplo, simulador de esqui duplo, simulador de remo individual, cadeira pressão de pernas Leg Press duplo, volante de rotação diagonal duplo, volante de rotação vertical duplo, alongador 3 alturas e simulador de surf duplo.

Há ainda a Praia Acessível, que oferece equipamentos voltados aos idosos, inclusive aos com dificuldade de locomoção. No local, há equipamentos e monitores que ajudam esse público a frequentar a praia e tomar banho de mar. Para os mais aventureiros e com boa locomoção, temos o Espaço Aventura, onde são oferecidas atividades de escalada com monitores aos idosos.

Além disso, Caraguatatuba é a única cidade da região que possui uma Vila Dignidade, um programa de moradia da Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com o Governo do Estado que atende idosos sem vínculos familiares e independentes física e financeiramente. Atualmente são 16 idosos atendidos nas 20 vagas oferecidas.

“Os dados são reflexos dos investimentos que temos feito para atender a população idosa. Uma cidade com qualidade de vida atrai cada vez mais a Melhor Idade”, destaca o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Projeto Guri - Polo Fundacc está com inscrições abertas para novos alunos
Projeto Guri – Polo Fundacc está com inscrições abertas para novos alunos

O Projeto Guri – Polo Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) está com inscrições abertas para novos alunos enquanto houver vagas. As aulas são gratuitas e não é necessário ter conhecimento musical prévio e instrumento próprio. O polo está aberto as terças e quintas-feiras, das 8h às 17h30, e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/02/2025
Filme-Kasa-Branca_Divulgacao-3
Exibição do filme “Kasa Branca” é atração da Videoteca Lúcio Braun na sexta-feira

O Cineclube Sambaqui, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), exibe o longa-metragem Kasa Branca nesta sexta-feira (21/2), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba. A sessão é gratuita e tem classificação indicativa de 16 anos. Dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, o filme é

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 17/02/2025
Banda Carlos Gomes, Bateria da X-9 Canto do Mar e desfile de fantasias animam Carnaval na quadra do Ciapi
Banda Carlos Gomes, Bateria da X-9 Canto do Mar e desfile de fantasias animam Carnaval na quadra do Ciapi

Uma alegria contagiante tomou conta dos foliões do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), na quinta-feira (27), durante o pré-carnavalesco, na quadra da sede, no Jardim Jaqueira. A folia de momo começou embalada pelas marchinhas antigas, tocadas pela Banda Carlos Gomes, e depois explodiu

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/03/2025
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestou contas na manhã de sexta-feira (28), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 05/03/2025
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba
Concurso de Marchinhas do Carnaval de Antigamente define vencedores em Caraguatatuba

O Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), realizou no último sábado (22/2) mais uma edição do Concurso de Marchinhas, na Praça Dr. Cândido Motta, no Coreto. O evento abriu a programação do 25º Carnaval de Antigamente. Os doze participantes apresentaram suas marchinhas para uma

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/02/2025