Pesquisar No Site
4ª Conferência Municipal de Direitos PCD de Caraguatatuba define delegados para etapa estadual
4ª Conferência Municipal de Direitos PCD de Caraguatatuba define delegados para etapa estadual
A Prefeitura e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba (COMDEFI) promoveram a 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência “Construindo Uma Caraguatatuba Mais Inclusiva” na última segunda-feira (13/11), no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira (próxima ao Terminal Rodoviário).
No encontro, os participantes elegeram como delegada titular, Ariane Proença do Nascimento (mãe de pessoa com deficiência), e como delegado suplente, Ruben Dario Garcia Rodrigues (PCD e membro do COMDEFI), para representar a sociedade civil de Caraguatatuba na VI Conferência Estadual, prevista para o período de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024.
O debate contou com as presenças do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, e da presidente do COMDEFI, Roxane Maria Moreira de Lima Rocha.
A comunidade fez propostas relacionadas às políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência nos cinco eixos temáticos: “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”; “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”; “Financiamento da promoção de direitos das pessoas com deficiências”; “Cidadania e acessibilidade”; e “Os desafios para a comunicação universal”. As propostas definidas por eixo temático na 4ª Conferência Municipal serão encaminhadas para etapa estadual.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, disse que algumas das propostas aprovadas durante a 3ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência foram concretizadas. “No ano passado inauguramos a Residência Inclusiva, para atendimento de pessoas com Deficiência de 18 a 59 anos, independentes ou semidependentes. Nesta terça-feira, a Prefeitura inaugurou uma instituição de longa permanência para abrigar idosos com graus de deficiência I, II e III e pessoas com deficiência, menores de 60 anos grau três de dependência e acima de 18 anos, que não têm para onde ir e nem família”, destacou.
Além da escolha das propostas e dos delegados para a VI Conferência Estadual, o público assistiu a palestra “Fluxo do Atendimento da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba, com diretora técnica da Sepedi e assistente social, Alcione Ribeiro; e a palestra sobre a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), ministrada pela secretária geral adjunta da 65ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro da Comissão de Direito da Pessoa com Deficiência da OAB de Caraguatatuba, Renata Campedelli Martensen.
Pré-Conferências
A Sepedi e o COMDEFI fizeram quatro Pré-Conferências preparatórias para o evento da última segunda-feira (13). A primeira Pré-Conferência presencial ocorreu no dia 10 de outubro, no auditório da Sepedi. Houve uma Pré-Conferência online no dia 17 de outubro, em um link específico na área destinada ao COMDEFI no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.
Mais outras duas Pré-Conferências descentralizadas ocorreram no dia 26 de outubro, no Centro de Referência de Assistência Social do Jetuba (Cras Jetuba) e no Cras do Branco Alto. As reuniões prévias serviram para elaboração de propostas e escolha dos delegados para a 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência no dia 13 de novembro.
A Sepedi fica na Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira. O atendimento ao público vai das 8h às 16h. Mais informações pelo telefone (12) 3886-3050.
Veja Também Recentes
Com apoio da Polícia Ambiental, Prefeitura de Caraguatatuba impede tentativa de invasão em área pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu a tentativa de invasão em uma área pública do bairro Massaguaçu nesta quarta-feira (13). A operação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. Os fiscais agiram prontamente para coibir o cercamento da área e degradação da mata ao
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais 39 estagiários aprovados de sete cursos de duas seleções
A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais 39 aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e setembro para comparecer até a próxima quarta-feira (27/11),
COI identifica veículo “dublê” através das câmeras inteligentes e PM apreende o veículo
As câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba, mais uma vez ajudaram no combate à criminalidade, identificando um veículo suspeito de ser “clonado”. As informações obtidas pelas imagens das câmeras foram repassadas à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal, o que facilitou a localização do
Alunos da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues provam um dos pratos finalistas do Chef Caraguá
Nesta quinta-feira, 283 alunos dos 3º 4º 5º anos da EMEF Doutor Carlos de Almeida Rodrigues, no bairro Indaiá, experimentaram o “Risoto delícia de porquinho”, preparado pelas cozinheiras Vilma Penha dos Santos do Carmo, Samira Carla de Camargo da Silva e Vitória Martins dos Santos, do CEI/EMEI Professora Thereza Yanesse
Etec de Caraguatatuba abre inscrições para o Vestibulinho 1º Semestre 2025
A Etec de Caraguatatuba está anunciando a abertura das inscrições para o Vestibulinho do 1º semestre de 2025, com oportunidades em cursos de excelência para quem busca formação técnica e ensino médio de qualidade. As inscrições estão abertas de 31 de outubro até às 15h do dia 26 de novembro