Pesquisar No Site
Pescadores de Caraguatatuba participam de capacitação no Parque Juqueriquerê
Pescadores de Caraguatatuba participam de capacitação no Parque Juqueriquerê
O Parque Juqueriquerê, em Caraguatatuba, foi palco no último sábado (7/10) o Programa de Pescadores e Pescadoras Artesanais nos municípios do Litoral Norte. O curso contou com a participação de 22 pessoas.
O programa, realizado pela Petrobras, atende a uma condicionante para mitigação da atividade de produção e escoamento de petróleo e de gás natural do Polo do Pré-Sal da Bacia de Santos.
A iniciativa vai ao encontro das demandas locais das comunidades pesqueiras artesanais que atuam nos territórios das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAMs) do Estado de São Paulo, geridas pela Fundação Florestal (FF).
O curso é ministrado pela empresa Olha o Peixe, que compartilha o trabalho que está melhorando a vida de pescadores e pescadoras com ideias inovadoras.
Foram oito horas de curso, dividido em duas partes. Uma delas sobre comercialização e divulgação do pescado e a segunda, com apresentação e preparo de receitas simples e inovadoras.
Durante as aulas, os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências, agregar valor às receitas tradicionais de pescadores, caiçaras, quilombolas e indígenas, além de receber sugestões que geram ampliação de renda, sem deixar de lado a sustentabilidade ambiental.
Os instrutores são Bryan Renan Müller, fundador da empresa Olha o Peixe, com 10 anos de atuação em pesca artesanal no Brasil e Vavo Krieck, chef de cozinha e professor de gastronomia, com grande experiência entre pescadores.
O Programa de Capacitação abrange 15 municípios, com seus territórios pesqueiros inseridos nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs) do litoral paulista, divididos em seis grupos, entre eles o da APAM Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).
Veja Também Recentes
Beneficiários com dados desatualizados no CadÚnico podem ter pagamento do BPC bloqueados
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, alerta os beneficiários do BPC, Benefício de Prestação Continuada, sobre o bloqueio do pagamento para quem não realizou a inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico), para Programas Sociais do Governo Federal, nos últimos 48 meses. A medida cumpre
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
DER realiza obras de manutenção da SP-55 em trecho entre Massaguaçu e Tabatinga
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER), nesta semana, realiza serviços de manutenção de rotina e recapeamento na rodovia SP-55, no trecho entre o bairro Tabatinga (Km 83) ao bairro Massaguaçu (km 89+200m), na região Norte de Caraguatatuba. Desde o início da semana, o tráfego de veículos no local está
Massaguaçu vive dias especiais com chegada de um bom swell
Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita
Alunos do 5º ano do CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos participam de formatura do Proerd
Nesta quinta-feira, 106 alunos dos 5º anos A, B, C e D, do Ciefi Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, no bairro Sumaré, participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ciase Sumaré – “Wilson Francisco Valente”. O Proerd é uma parceria entre a Secretaria de